Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

História

Momento histórico
Momento histórico - Foto: Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi criada pelo decreto Estadual nº 20.357, em 9 de julho de 1970. A implantação ocorreu após fortes chuvas históricas que atingiram o Estado, causando inundações e deixando mais de sete mil pessoas desabrigadas na região metropolitana de Porto Alegre.

Em 9 de julho de 1970, o nível do Rio dos Sinos atingiu sua capacidade máxima de água após forte cheia, influenciando também o Lago Guaíba que quase deixou suas Ilhas inércias, obrigando seus moradores a se deslocarem para casas de familiares, originando a primeira atuação de uma equipe de Defesa Civil Estadual.

 A Defesa Civil RS participou de diversos fatos históricos entre eles do primeiro simulado de acidente de avião no ano de 1982 realizado em Porto Alegre, no qual foi testado o plano de salvamento de emergência aéreo. No mesmo ano se destacou pela operação de assistência a população atingida após a enchente que afetou o Estado.

Anualmente a Defesa Civil participa da organização da Campanha do Agasalho RS, atuando na logística de recebimento, triagem e distribuição de donativos para municípios, entidades e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A partir destas ações que a Defesa Civil Estadual foi se aprimorando para estar sempre em alerta para futuros eventos adversos que acorrem através dos anos de sua existência.

Em 2003 a Defesa Civil do RS teve sua atual estrutura definida através do Decreto Estadual nº 42.355, de 18 de julho. Atualmente está diretamente ligado a Casa Militar do Gabinete do Governador e tem sua sede no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Defesa Civil do Rio Grande do Sul