Momento histórico
Momento histórico - Foto: Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi criada pelo Decreto Estadual nº 20.357, em 9 de julho de 1970. A implantação ocorreu após fortes chuvas históricas que atingiram o Estado, causando inundações e deixando mais de sete mil pessoas desabrigadas na região metropolitana de Porto Alegre.

Em 9 de julho de 1970, o nível do Rio dos Sinos atingiu sua capacidade máxima de água após forte cheia, influenciando também o Lago Guaíba que quase deixou suas ilhas imersas, obrigando seus moradores a se deslocarem para casas de familiares, originando a primeira atuação de uma equipe de Defesa Civil Estadual.

A Defesa Civil RS participou de diversos fatos históricos entre eles do primeiro simulado de acidente de avião no ano de 1982 realizado em Porto Alegre, no qual foi testado o plano de salvamento de emergência aéreo. No mesmo ano se destacou pela operação de assistência à população atingida após a enchente que afetou o Estado.

Anualmente, a Defesa Civil participa da organização da Campanha do Agasalho do Governo do Estado, atuando na logística de recebimento, triagem e distribuição de donativos para municípios, entidades e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A partir destas ações, a Defesa Civil Estadual foi se aprimorando, estando hoje preparada para atuar na gestão de riscos e desastres no estado do Rio Grande do Sul, nas etapas de prevenção, preparação, mitigação e resposta.

Hoje, contamos com uma sede, que funciona na capital (Andrade Neves, 106, Centro), onde estão localizados o nosso Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil, que atua 24h no monitoramento hidrometeorológico, com apoio dos meteorologistas e hidrólogos da Sala de Situação do Estado, órgão que possui vinculação à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Esse setor é responsável pelo monitoramento e, quando necessário, pela emissão dos alertas à população e órgãos públicos sobre os eventos adversos.

Em 2003 a Defesa Civil do RS teve sua atual estrutura definida através do Decreto Estadual nº 42.355, de 18 de julho, sendo que, atualmente, está diretamente ligada à Casa Militar do Gabinete do Governador, e possui as seguintes divisões:

• Divisão Administrativa, responsável pela gestão administrativa, de logística, de recursos humanos, e apoio às atividades operacionais da Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil, bem como à Comunicação Social;
  • Divisão de Apoio Técnico, responsável pela assessoria técnica na gestão de riscos e desastres, pela gestão da informação, pela capacitação dos integrantes, e ao qual está vinculado o Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil;
  • Divisão de Convênios, responsável pela análise dos processos de Situação de Emergência decretados pelos municípios e interface com demais órgãos para orientações referentes a homologação estadual e ao reconhecimento federal.
  • Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas, que é o encarregado de dar andamento às ações de ajuda humanitária;
  • Divisão de Relações Comunitárias, setor responsável pela Central de Doações do Estado, que funciona junto ao Centro Administrativo Fernando Ferrari e gerencia a questão de recebimento, triagem e entrega de doações.

Conteúdos relacionados