Rio Grande do Sul emite pela segunda vez alerta pela ferramenta Cell Broadcast
Disparo foi direcionado para áreas do interior de Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã
Publicação:
Na tarde desta sexta-feira (28), a Defesa Civil do Estado emitiu alerta via Cell Broadcast, utilizado em casos de desastres severo e extremo, para áreas do interior de Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã. Esta foi a segunda vez em que a ferramenta entrou em uso no Rio Grande do Sul, motivado por alerta severo para tempestades severas com granizo grande e vento, válido entre 13h40 e 14h40 do mesmo dia.
No alerta, a população foi orientada a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia. O Cell Broadcast utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.
Os alertas foram disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário. Com o uso da ferramenta, o celular é bloqueado e a mensagem de alerta se sobrepõe ao conteúdo que esteja sendo utilizado, acompanhado de um bipe sonoro e vibratório. A mensagem também dá orientações aos usuários.
A ferramenta foi usada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em outubro deste ano. A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, e está integrada às outras formas de alerta utilizadas pela Defesa Civil, como o envio de SMS por meio do 40199 e as publicações nas redes sociais.
Notícias
- Defesa Civil fala sobre mudanças climáticas e planos de contingência em seminário do MPRS
- Coronel Boeira está assinando o decreto, ao fundo estão o governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos
- Captura de tela 2025 11 27 165126
- Casa Militar - Defesa Civil