Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Quem somos

Logo Casa Militar e Defesa Civil RS
Logo Casa Militar e Defesa Civil RS

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi criada através do decreto Estadual nº 20.357, de 9 de julho de 1970, e teve sua atual estrutura definida no ano de 2003, através do Decreto Estadual nº 42.355, de 18 de julho daquele ano. Está diretamente ligada a Casa Militar do Gabinete do Governador e tem sua sede em Porto Alegre.É um órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), conforme o Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, e atua nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários, nos desastres naturais ou tecnológicos. Em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ela é responsável por coordenar as ações realizadas pela Defesa Civil dos municípios.

Também conta com o apoio de órgãos parceiros como universidades, institutos de pesquisa e meteorologia, secretarias de estado, entre outras, que melhor qualificam a antecipação e a resposta aos desastres. Vale-se, também, da tecnologia da informação para identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando a qualidade de vida da população gaúcha

No canal da Defesa Civil no Youtube estão disponíveis os vídeos com informações sobre cada uma das Divisões que compõe a Coordenadoria Estadual, conforme links a seguir:

Sala de Situação do RS: https://youtu.be/_xecDJp3MMY

CODEC: https://youtu.be/j5_2575l6y8

Divisão de Convênios: https://youtu.be/0gnpL_TmtjY

DACA e DRC Daca: https://youtu.be/zWjIYswTM_Y

Defesa Civil do Rio Grande do Sul