Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil RS participa de reunião com outras secretarias para alinhar ações de combate à estiagem

Publicação:

Defesa Civil RS e outras secretarias se reunem para alinhar ações de combate à estiagem
Defesa Civil RS e outras secretarias se reunem para alinhar ações de combate à estiagem - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Ascom Defesa Civil

Na segunda-feira (03), a Defesa Civil Estadual participou de uma reunião técnica com representantes da Secretaria Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Secretária da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Secretaria de Obras e Habitação (SOP), Sala de Situação Estadual e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para analisar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul e prestar suporte aos municípios e comunidades atingidas.

O chefe da Casa Militar e Coordenador de Proteção e Defesa Civil Estadual, coronel Júlio César Rocha Lopes iniciou a reunião ressaltando a importância desses encontros para alinhar as ações de pronta resposta e o que cada secretaria pode aportar para os municípios que estão enfrentando a estiagem. “Depois teremos um encontro com o governador para ver até onde podemos ir com estas ações”, afirmou coronel Rocha.

A Defesa Civil Estadual está distribuindo reservatórios móveis para os municípios mais afetados. Além disso, todas as equipes estão trabalhando com ajuda do uso da tecnologia para auxiliar as cidades e dar agilidade nos processos de homologação e reconhecimento. Em conjunto com a Sala de Situação Sema da Secretaria do Meio Ambiente e Insfraestrutura, esta sendo feito diariamente o monitoramento da evolução climatológica para os próximos meses.

Conforme a Emater/RS-Ascar, até 30 de dezembro foram contabilizadas 138,8 mil propriedades rurais atingidas pela estiagem em 6.340 localidades do Rio Grande do Sul e mais de 5 mil famílias sem acesso a água. 

A titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, comunicou que estão atuando ininterruptamente com quatro máquinas de perfuração de poços, direcionando este serviço especialmente aos municípios em situação mais crítica. Também esta sendo realizado um levantamento dos valores necessários para operacionalizar o Programa de Sementes Forrageiras em 2022, instrumento que contribuirá para formação de pastagens para alimentação dos rebanhos, assim que houver condição de plantio. Outra possibilidade estudada pela Seapdr é a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes. No ano passado, o governo anistiou 16 mil agricultores familiares, num valor de R$ 4,6 milhões.

Até o momento 105 municípios possuem decreto de situação de emergência, conforme a mais recente atualização do boletim informativo de estiagem desta terça (04/1). E 15 já estão com Homologação pelo Estado e 11 com Reconhecimento Federal.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul