Defesa Civil gaúcha participa da Semana de Barragens - Damnsweek 2024 em Minas Gerais

Semana barragens 2

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está participando da Semana de Barragens - Damnsweek 2024, evento realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O encontro, que está em sua quarta edição, busca a abordagem técnica de temas relacionados à barragens, sejam elas de acumulação de água, rejeitos de mineração ou de resíduos industriais, bem como o consequente aperfeiçoamento de metodologias e tecnologias, observando a sustentabilidade ambiental.

Participam das atividades agentes públicos e privados, profissionais da área, acadêmicos, empresas e instituições atuantes na área e as discussões relacionam-se a engenharia de barragens, disposiçãode rejeitos de mineração, instrumentação de barragens, sismos, controle de cheias e enfrentamento de secas, barragens de abastecimento de água e temas controversos.

O representante designado pelo coordenador estadual, coronel Luciano Chaves Boeira, foi o coordenador regional da Serra, coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, que palestrou dentro do eixo “Implantação de Planos de Ação de Emergência” e apresentou “Os desafios enfrentados pela Defesa Civil durante as cheias de 2023/2024 no RS”.

Semana barragens

O coronel Sandro avaliou como importantíssima a participação da Defesa Civil gaúcha no evento que trata sobre a utilização da água em suas diversas formas. “Tivemos a oportunidade de discorrer sobre os principais desafios enfrentados pelo RS nos desastres recentes, apresentando um paralelo como se comportaram as barragens frente ao evento, sob a ótica da prevenção, preparação, resposta e restabelecimento. Também apresentamos como se deu a aplicação dos PAEs (Planos de Ação de Emergência) dos principais empreendimentos, em conjunto com a Defesa Civil estadual”, destacou o oficial.