RS monitora riscos em municípios e articula ações de prevenção

Riscos hidrológicos

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, tem se articulado para o aprimoramento das ações de prevenção, mitigação,preparação e resposta, na gestão dos riscos de desastres, especialmente com a iminência de efeitos climáticos decorrentes do fenômeno “El Niño”. Para isso, está disponibilizando em seu site, para a comunidade e prefeituras, o acompanhamento de Áreas de Riscos hidrológicos e movimento de massas no Rio Grande do Sul.

As ações do Estado têm por base dados do Serviço Geológico do Brasil, órgão vinculado à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. Os relatórios apontam 740 áreas de alto e muito alto risco a movimentos de massas e enchentes, identificados em 60 municípios gaúchos.

Estas informações são cruzadas com os dados fornecidos pela Sala de Situação do Estado, cuja equipe trabalha em parceria com agentes da Defesa Civil no monitoramento diário das condições hidrometeorológicas do RS.

Com a entrada do inverno, a expectativa é de precipitações dentro do normal e com temperaturas acima do esperado para o período. No entanto, nos meses da primavera, com a caracterização do ‘El Niño’, a previsão é de altos volumes de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Com isso, é esperado chuva e temperatura um pouco acima que a média para essa época do ano, podendo trazer transtornos associados aos elevados volumes. Além disso, a atmosfera no período da primavera fica mais propensa a tempestades severas, causando eventos adversos.

Atuação da Defesa Civil estadual

A partir da atualização desse levantamento técnico, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil tem, de maneira transversal, buscado a articulação com outras secretarias de Estado e, especialmente, com os municípios, para que as prefeituras façam a adequação de seus Planos de Contingência (PLANCON).

Os PLANCONs são um conjunto de medidas preestabelecidas destinadas a responder a situação de emergência ou a estado de calamidade pública de forma planejada e intersetorialmente articulada de cada município, respeitadas as suas peculiaridades, e fazem a previsão de cada ação ou resposta necessária em caso de diferentes tipos de desastres, por isso a importância de estarem sempre atualizados pelas Defesas Civis municipais, ressaltou o subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, “essas informações servem para identificarmos ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades, visando melhorias nos nossos protocolos de prevenção e alerta e de ações emergenciais, conforme prevê a legislação, para que, trabalhando de forma sinérgica, possamos todos, Estado, municípios e a União, oferecer a melhor resposta à população”, frisou o coronel.

As informações estão disponíveis no site da Defesa Civil e cada coordenador regional de Defesa Civil também tem fornecido acompanhamento técnico as prefeituras, através das Defesas Civis municipais, visando o esclarecimento e melhorias no trabalho realizado.