Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual realiza visitas técnicas, palestras e reuniões de alinhamentos aos municípios

Publicação:

Imagem do WhatsApp de 2025 07 01 à(s) 21 37 58 6da35a21
Imagem do WhatsApp de 2025 07 01 à(s) 21 37 58 6da35a21

SEGUNDA-FEIRA: 

  • Integrantes da 10º Coordenadoria Regional participaram de reunião com o município de Maquiné para tratar sobre o evento meteorológico, plano de contingência e as consequências das chuvas na região. 

TERÇA-FEIRA:

  • Na manhã de terça-feira os membros da 6º Coordenadoria Regional participaram, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, da inauguração da nova galeria de passagem de água na Rua Barão do Ibirapuitã. Essa nova galeria visa melhorar o escoamento da água das chuvas, contribuindo para a prevenção de alagamentos e oferecendo mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região. A obra foi elaborada com recursos previstos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, através do Plano de Trabalho, em 2022. Ela teve início em 2024 e agora foi oficialmente concluída e entregue à comunidade. 

  •  Em reunião, a 9º Coordenadoria Regional e a Coordenadoria Municipal de Gramado, apresentaram planos dos novos recursos adquiridos pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, para apoio aos municípios, além de conhecer a estrutura local. Foram discutidos projetos voltados à ampliação da capacidade de monitoramento, prevenção e resposta a desastres, com foco em estratégias complementares de manutenção e enfrentamento às adversidades meteorológicas. 

  • Ainda no mesmo dia, a 9º Coordenadoria Regional realizou reunião com a Coordenadoria Municipal de Nova Petrópolis para apresentar os novos recursos adquiridos pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, para apoio aos municípios, além de conhecer a estrutura local. Também foram discutidos planos e projetos voltados à ampliação da capacidade de monitoramento, prevenção e de respostas a desastres, com foco em estratégias complementares de manutenção e enfrentamento às adversidades meteorológicas.

  • A 4º Coordenadoria Regional esteve reunida com a prefeitura do município de São José do Norte a fim de planejar ações preventivas e estabelecer estratégias para situações de emergência. Na reunião, foi realizada uma análise técnica sobre o comportamento dos ventos na área, suas possíveis influências no regime hidrológico local e a aproximação das águas que vêm da bacia do Guaíba na região, juntamente com a previsão de aumento no nível da Lagoa dos Patos.

  • Ainda na terça-feira os membros da 4ª Coordenadoria Regional, reuniram-se com a prefeitura do município de Tavares para abordar ações de prevenção e manutenção de sistemas de alerta e resposta a emergências, com o objetivo de fortalecer a resiliência da cidade frente a eventos climáticos extremos, buscando ainda mais a integração entre a Defesa Civil Estadual e Municipal, além de ajustar medidas de prevenção diante da aproximação das águas que vêm da bacia do Guaíba para a região.

  • Ao final do dia, a equipe da 4ª Coordenadoria Regional participou de mais uma reunião estratégica, na Prefeitura Municipal do Rio Grande. Foi realizada uma nova avaliação técnica das condições hidrometeorológicas, com foco no avanço das águas provenientes da bacia do Guaíba e seus possíveis impactos sobre o município. Foram discutidas ações preventivas, reforço nas medidas de monitoramento e resposta, além do alinhamento de protocolos conjuntos para situações emergenciais, com ênfase na segurança da população e na proteção das áreas mais vulneráveis.

  • A 3ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica aos municípios de Quevedos, Jari e Toropi em relação aos procedimentos e prazos a serem adotados perante o cenário meteorológico ocorrido.

  • A 1° Coordenadoria Regional realizou visitas técnicas aos municípios da Região  Metropolitana, Paranhana e Costa Doce. Entre os municípios ressalta-se Eldorado do Sul, Alvorada, Barra do Ribeiro, Sapucaia, Taquara e Três Coroas. As vistorias tinham o objetivo de conhecer e acompanhar a resposta e restabelecimentos das Coordenadorias Municipais utilizando como base o Plano de Contingência. 

  • Membros da 1ª Coordenadoria Regional também participaram do "VII Encontro Regional de Defesa Civil" em Três Coroas. O encontro abordou a importância da percepção do risco e da prevenção de desastres em áreas com vocação turística. A faculdade promoveu um encontro regional sobre o tema, com o objetivo de discutir os impactos de desastres naturais em áreas turísticas e as estratégias para reduzir danos e prejuízos.    

  • Os integrantes da 10ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica e vistorias aos municípios de Palmares do Sul e Capivari do Sul. A ação teve objetivo de verificar, acompanhar e analisar a preparação e a capacidade de resposta dos possíveis desdobramentos acerca dos eventos meteorológicos, tendo em vista que ambos municípios são banhados pela Lagoa dos Patos, que está com alerta de atenção para elevação das águas. Também foram abordadas questões sobre PLANCON, Sistema S2ID, Abrigos Temporários, Capacidade de enfrentamento em caso de desastres, bem como a identificação e mapeamento de áreas de risco dos municípios nas regiões ribeirinhas. 

  • Ainda na terça-feira, a 3ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica aos municípios de Vila Nova do Sul e São Sepé para acompanhar e analisar os procedimentos do s2id  e auxílio  nas dúvidas do requerimento da portaria 014. Ainda, foi orientado sobre a qualificação dos integrantes da defesa civil dos municípios.

QUARTA-FEIRA:

  • A 1ª Coordenadoria Regional realizou visitas técnicas aos municípios da Região Metropolitana, Paranhana e Costa Doce.  Entre os municípios ressalta-se Cerro Grande do Sul, Eldorado do Sul, Guaíba e Taquara. Os encontros tiveram o objetivo conhecer e acompanhar as respostas aos eventos meteorológicos das Coordenadorias Municipais com base no Plano de Contingência. 

  • Por fim, a equipe participou de uma reunião técnica junto à promotora Ximena Cardozo Ferreira no MP de Taquara. A promotora é titular da Promotoria de Justiça Especializada de Taquara e designada para a Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e também de Taquari-Antas.

  • A 9ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica aos municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves. foi verificada a situação da ponte do Rio das Antas, a qual frequentemente fica submersa com a incidência de chuvas intensas.

  • A coordenadoria também realizou visita técnica aos municípios de Protásio Alves e Nova Prata. foi verificada a situação da ponte do Rio da Prata, a qual frequentemente fica submersa com a incidência de chuvas intensas.

  • A 3ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica nos municípios de Nova Esperança do Sul, Capão do Cipó, Unistalda, Santiago e na manhã desta Quinta, em São Pedro do Sul. Foram verificados os principais danos, as maiores dificuldades dos municípios e 

  • Na última quarta-feira (02/07), a Casa Militar, Subchefia de Proteção e Defesa Civil, através da CREPDEC 3, representada pelo Ten Cel Rafael - Coordenador Regional, juntamente com o Soldado Pivetta, realizou vistoria técnica nos municípios de Nova Esperança do Sul, Capão do Cipó, Unistalda, Santiago e na manhã desta Quinta, em São Pedro do Sul. A presença da Defesa Civil do Estado serviu para verificar “in loco” os principais danos e as maiores dificuldades dos municípios nos assuntos relacionados a pasta

  • A 6ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica no município de Itaqui. Foram realizadas vistorias em áreas afetadas pela inundação, locais e infraestrutura para as casas volantes removidas da área alagada.

  • A 9ª Coordenadoria Regional realizou visita técnica ao município de Farroupilha. Durante a visita, foi verificada a situação do pontilhão da Linha Caravagetto, a qual será incluída nos planos de reconstrução.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul