Fundo a fundo da Defesa Civil já repassou mais de 96 milhões a 224 municípios

FD3B511A 6E2D 494F B6E6 6C66EB64E50D

No mês de novembro, foi aprovado o repasse de valores do Fundo Estadual de Defesa Civil aos municípios, na modalidade “fundo a fundo”, desburocratizando o processo para agilizar a chegada de valores às cidades afetadas por desastres.

Foram disponibilizados R$ 400 mil para municípios com situação de emergência e R$ 600 mil para aqueles com estado de calamidade homologados pelo Estado, além de R$ 150 mil extras a municípios afetados por mais de um evento adverso. A verba pode ser empregada em ações de resposta e restabelecimento.

Foram pagos, até 31 de dezembro, R$ 96,6 milhões, beneficiando 224 municípios com 248 requerimentos atendidos.

De acordo com o subchefe da Casa Militar - Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, uma orientação importante às prefeituras é a de que “os municípios que porventura tenham tido seus requerimentos indeferidos por alguma questão já sanada, e que agora preencham todos os requisitos, devem encaminhar um novo requerimento para nova avaliação da Defesa Civil estadual”, frisou.

O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, ressaltou que o recurso foi essencial para as ações na cidade, afetada por enchentes. “Tivemos pessoas que permaneceram por cerca de trinta dias em abrigos públicos e cuja alimentação foi fornecida pela prefeitura; além disso, após a enchente, adquirimos cestas básicas e precisamos contratar homens e máquinas para as ações de reconstrução. Sem esses valores alcançados pelo Estado, a cidade enfrentaria com muita dificuldade esses custos pós desastre”, frisou.

O chefe da Casa Militar coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, destacou que esse é o objetivo da iniciativa, “apoiar os municípios afetados e garantir que as suas comunidades possam retomar suas atividades de maneira mais rápida, otimizando alguns processos e ações de resposta e restabelecimento”, disse.

Veja aqui a lista completa com os 224 municípios contemplados com os repasses.