Defesa Civil RS realiza 6ª edição do Programa Capacitar
Publicação:
A Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil realizou na segunda e terça-feira (21 e 22/8) a 6ª edição do Programa Capacitar. O evento, realizado na cidade de Erechim, reuniu mais de 300 participantes, entre oficiais e praças da Defesa Civil Estadual, agentes das coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil, prefeitos, secretários municipais e assessores de prefeituras.
O objetivo do Capacitar é a apresentação de temas relacionados à Proteção e Defesa Civil, a capacitação de agentes nos diferentes âmbitos de atuação, a troca de experiências e boas práticas.
Nessa edição, foram trazidas palestras sobre a Defesa Civil do município de Erechim, ministrada pelo coordenador municipal, Ronaldo Mânica; Sistema de Comando de Incidentes e Gerenciamento de Abrigos, apresentada pelo tenente-coronel Sandro Carlos da Silva; e Solicitação de recursos de restabelecimento e Planos de Trabalho de Reconstrução, ministrada pelo engenheiro Anderson Machado, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A abertura do evento teve a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, que destacou “ser uma honra para a cidade receber tão importante evento, que é do interesse de todo o RS”, disse.
O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira frisou que devemos, cada vez mais, nos prepararmos para os eventos adversos. “Podemos ver que o tema tem recebido bastante atenção pela expressiva participação dos municípios nessa edição, o que reforça nosso compromisso de atuarmos todos, em todas as esferas, na prevenção e na minimização de danos, e em todas as demais etapas da gestão de riscos e desastres”, ressaltou.
O subchefe da Casa Militar- Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, disse que “o envolvimento e o comprometimento de todos os entes, municípios, estado e a união, garantem agilidade na resolução das demandas, o que é essencial, especialmente para as populações vulneráveis que são, via de regra, as que mais sofrem com os efeitos desses eventos adversos”.
Além da capacitação dos municípios, também houve uma reunião interna com os integrantes da Defesa Civil Estadual, onde foi apresentada uma avaliação dos últimos eventos climáticos que ocorreram no RS e da atuação da equipe frente a essas ocorrências, sempre em busca da melhoria de processos e de oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população.
O evento em Erechim foi organizado pelo coordenador regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 2), major Darci Bugs Júnior.
Notícias
- BFE361AC 048A 4530 90FA 62CA4BA83141
- A Defesa Civil do Rio Grande do Sul entregou brinquedos para crianças nos municipios de Tenente Portela e Sagrada Família
- Coronel Boeira e coronel Dias representaram a Subchefia de Proteção e Defesa Civil
- Atualização - Cidades que registraram as maiores rajadas de vento