Defesa Civil Estadual participa de videoconferência para avaliar os efeitos da estiagem

várias pessoas
a Defesa Civil Estadual participou de uma videoconferência - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

Na terça-feira (05/01), a Defesa Civil Estadual participou de uma videoconferência com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sala de Situação Sema), Corsan, Fepam e Vigiágua com objetivo de retomar as reuniões referentes à estiagem que atinge o Estado no segundo ano consecutivo. Ao todo, 112 municípios já decretaram Situação de Emergência no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Na reunião foi apresentado o prognóstico para o mês de janeiro e ações que serão realizadas pelos demais órgãos presentes, com o intuito de amenizar os impactos causados pela estiagem e também avaliar a situação das bacias e rios do Estado. Além disso, esta sendo feito o monitoramento contínuo, da qualidade da água que a população está consumindo neste período de evento adverso.

Os órgãos ressaltam a importância do uso racional da água, tomando cuidados básicos que vão desde evitar a lavagem de veículos e calçadas até cuidados simples, como deixar torneiras abertas.