Defesa Civil estadual participa das simulações de salvamento de acervos culturais
Publicação:
A Defesa Civil estadual está participando das simulações de salvamento de acervos culturais, iniciativa promovida pelo Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul (SEM/RS), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). São quatro dias de atividades, entre 14 e 22 de novembro, em diferentes cidades do Estado.
As atividades integram a iniciativa internacional Fundo de Emergência do Patrimônio e estão sendo orientadas pela restauradora Isis Fófano, do Palácio Piratini, e pela museóloga Aline Escandil, especializadas em técnicas de preservação de acervos.
O major Felipe representou a equipe da Defesa Civil estadual, e recebeu os participantes das oficinas para uma visita à sede da Defesa Civil e à Sala de Situação. O oficial também participou, em Porto Alegre, da segunda edição do evento, que ocorreu no Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), na segunda-feira (18/11).
Durante a atividade, o major Felipe explicou aos participantes noções básicas de autoproteção em contexto de desastres, e como os profissionais que atuam em locais com patrimônio cultural devem agir para garantirem a sua própria segurança, de terceiros, e dos materiais, minimizando riscos pessoais e de danos aos itens.
A próxima edição será na cidade de Rio Grande no dia 21 de novembro, em local que ainda será definido. A iniciativa termina em Porto Alegre, no MHJC, em 22 de novembro, recebendo inscritos de cidades da Região Metropolitana e da Serra.
Notícias
- Defesa Civil do Rio Grande do Sul realiza demonstração de nova ferramenta de alerta
- Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou uma visita técnica
- Defesa Civil do Estado participa do 3º Simulado Operacional de Acidentes de Trânsito na RSC-287, promovido pela Concessionária Rota de Santa Maria.
- Defesa Civil do RS realiza demonstração do alerta cell broadcast para 36 municípios