Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual e MPRS capacitam mais uma turma no Curso Básico de Proteção e Defesa Civil em Santa Maria

Publicação:

Nos dias 19 e 20 de março, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Regional de Santa Maria (CREPDEC 3), realizou mais uma edição da capacitação voltada à gestão de riscos e desastres
Capacitação voltada à gestão de riscos e desastres nos dias 19 e 20 de março

Nos dias 19 e 20 de março, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Regional de Santa Maria (CREPDEC 3), realizou mais uma edição da capacitação voltada à gestão de riscos e desastres. Nesta etapa presencial do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, realizada em Santa Maria, estiveram presentes representantes municipais da região, reforçando o compromisso local com a prevenção e a resposta a emergências. O Curso é realizado em formato híbrido, com aulas na modalidade à distância e presenciais, e visa capacitar os coordenadores municipais da pasta.

A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima), do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), é um marco significativo pela envergadura e por envolver temática que está em evidência após os desastres enfrentados pela população gaúcha. O MPRS ofereceu a estrutura do seu CEAF à Defesa Civil para viabilizar as aulas à distância e o seminário presencial que ocorreu em Porto Alegre.

A participação dos gestores municipais no Curso Básico de Proteção e Defesa Civil é fundamental para fortalecer a capacidade de resposta e prevenção a desastres nos municípios gaúchos. Ao se envolverem ativamente na capacitação, os coordenadores municipais adquirem conhecimentos essenciais para atuar de forma eficaz na gestão de riscos, promovendo ações preventivas e garantindo maior segurança para a população. Além disso, a presença dos gestores reforça a importância da cooperação entre diferentes esferas do governo, consolidando uma rede de proteção mais eficiente e preparada para enfrentar os desafios climáticos.

Foi elaborado um calendário para o cumprimento da etapa presencial nas demais coordenadorias regionais, e a Defesa Civil estadual pretende capacitar todos os coordenadores dos 497 municípios ainda no primeiro semestre de 2025.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul