Chuvas intensas retornam ao RS na terça-feira
Publicação:

Ao longo da terça-feira (16), uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do País favorece os temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes que podem passar dos 70 km/h na Campanha, Sul, Sudeste, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral.
Além disso, os acumulados ficam em torno dos 60 aos 75 mm/dia na Campanha e Sul, podendo passar pontualmente dos 100 mm/dia no Sul. Nas regiões Sul, Litorais Sul e Médio, os ventos sopram constantes com rajadas de devem ultrapassar os 90 km/h, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
Na quarta-feira (17), por conta da baixa pressão, fluxo de umidade vindo de norte do País e deslocamento da frente fria pelo oceano, as tempestades se intensificam e atuam em praticamente todas as regiões do território gaúcho. Com isso, há risco para transtornos devido às chuvas pontualmente intensas, os ventos que podem passar dos 80 km/h durante os temporais e eventual queda de granizo.
Os acumulados podem passar de 90 mm/dia no Centro, Vales e RMPOA. Nas demais regiões os acumulados variam entre 35 e 75mm/dia. A tendência é que na quinta-feira (18), o avanço de uma frente fria sobre o oceano favoreça as instabilidades com temporais isolados sobre os Vales, Litoral Norte, RMPOA e Nordeste. Os acumulados devem variar entre 45 e 65 mm/dia, podendo passar pontualmente.
É importante que antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado da sua casa e árvores no entorno. Adote medidas preventivas caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, fique em segurança, retire eletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas.
Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município: rotas de fuga, locais de abrigamento e fontes de risco.
Avisos e Alertas
- fundo da imagem tem um degradê amarelo e laranja, indicando calor intenso. título, em letras grandes e brancas com contorno cinza, diz: "ÁREAS COM AUMENTO DE TEMPERATURA". Abaixo, há um mapa do Rio Grande do Sul, dividido em regiões numeradas e coloridas de acordo com o nível de alerta: Amarelo (Atenção): Abrange a maior parte do estado, indicando um aumento significativo de temperatura. Verde (Normal): Corresponde à faixa leste do estado, incluindo parte do litoral, onde o calor não será tão intenso. As cores laranja (Alerta), vermelho (Severo) e roxo (Extremo) aparecem na legenda ao lado, mas não são utilizadas no mapa. Outros elementos: No canto inferior esquerdo, há um bloco cinza com a palavra "Vigência" e a data "22/2 a 26/2" em branco sobre fundo preto. No canto inferior direito, há os logotipos da Defesa Civil (Casa Militar RS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
- Cuidados Importantes em Dias Quentes:
- Cuidados durante avisos e alertas
- Cuidados importantes