Aviso Meteorológico
Publicação:

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualiza as condições meteorológicas do Estado para os próximos dias. O status é de ALERTA (laranja) para chuva forte e persistente com descargas elétricas no Oeste, Campanha, Sul e Nordeste. Já nas demais regiões o status é de ATENÇÃO (amarelo), com chuva moderada a pontualmente forte, eventualmente acompanhada de descargas elétricas.
Durante a quarta-feira (2) o aprofundamento de um sistema de baixa pressão favorece a volta das chuvas sobre o Estado. As chuvas devem ocorrer com volumes pontualmente elevados sobre algumas regiões. A partir da madrugada e ao longo da quarta-feira, uma área de baixa pressão se desloca sobre o território gaúcho em direção ao oceano e, combinada ao fluxo de umidade vindo do Norte do país, favorece chuvas de intensidade moderada a forte, descargas elétricas e temporais pontuais em parte do Estado.
Em áreas do Nordeste, Serra, Litoral Norte e parte da RMPOA há condição para chuva moderada a pontualmente forte, com volumes entre 30 e 60 mm/dia, enquanto no Sul, parte do Oeste e Campanha, há condição para chuvas persistentes e pontualmente volumosas, com volumes de até 90 mm/dia. Nas demais regiões do Estado, os volumes de precipitação esperados são inferiores a 30 mm/dia.
As rajadas de vento associadas às instabilidades oscilam entre 50 e 70 km/h. A tendência é que, na quinta-feira (3), esse sistema de baixa pressão se desloque para o alto mar. Entretanto, ainda são esperadas pancadas de chuva fraca a moderada intensidade, com eventuais trovoadas nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste, mas sem acumulados expressivos, se comparados ao dia anterior. Os volumes acumulados ficam entre 5 e 20 mm/dia, e há condições de chuviscos/chuva fraca na metade Norte do Estado.
Ao final da vigência desse aviso, os acumulados poderão variar entre 30 e 90 mm no Sul, Campanha, Oeste, Nordeste, Serra, Litoral Norte e parte da RMPOA. Nas demais regiões, os acumulados são inferiores a 30 mm.
A Defesa Civil orienta cuidados durante os temporais: permaneça abrigado, feche portas e janelas, retire eletroeletrônicos da energia e abrigue os animais domésticos. Conheça os Planos de Contingência da sua cidade.