Chuvas fortes retornam na quinta-feira no Estado
Publicação:
Ao longo desta quarta-feira (06), as instabilidades retornam para as áreas da região Noroeste, Missões, Centro, Campanha e Sul, devido à influência de uma baixa pressão. Além disso, nessas regiões há risco de descargas elétricas, chuva forte e eventual queda de granizo. Os ventos sopram com rajadas entre 40 e 60 km/h na maoria das regiões. Chegando a 70km/h no litoral. Os rios apresentam níveis em elevação e estatabilidade com limiares minímos de atenção. Destcam-se os rios Taquari, Jacuí e Caí que estão acima da cota de inundação e e elevação co exceção do Caí.
Na quinta-feira (07), as intabilidades ganham intensidade e se espalham por praticamente todo o Estado, devido ao deslocamento de uma frente fria. Nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste do Rio Grande do Sul, existe o risco de temporais isolados, incluindo eventual queda de granizo e rajadas de vento. Nessas regiões, os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70 mm por dia, com picos de até 10 mm/dia no Sul do Estado.
Durante a madrugada de sexta-feira (08), as chuvas moderadas a fortes persistem sobre as regiões Nortes e Noroeste, porém ao longo do dia, o tempo deve voltar a se estabilizar no Rio Grande do Sul, mas a partir da noite as instabilidades retornam à região da Campanha e das Missões. No sábado (09), as chuvas devem continuar no Noroeste e Norte do estado.
É importante que a população das regiões citadas tenha atenção, e que se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso é muito simples, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199 e em seguida receberá uma confirmação e a partir dai estará apto a receber as informações.
Também é possível cadastrar via whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.
Quaisquer atualizações sobre as previsões serão comunicadas pela Defesa Civil RS, juntamente com a Sala de Situação, através das suas redes sociais e site.