Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balanço Semanal da Defesa Civil

Publicação:

WhatsApp Image 2024 04 04 at 21 37 26
WhatsApp Image 2024 04 04 at 21 37 26

Entre 1º a 5 de abril, as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) realizaram uma série de atividades e atendimentos em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Veja a seguir um balanço semanal das ações: 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 2 

A equipe da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 2 esteve no município de Paim Filho na terça-feira (2/4), onde reuniu-se, na parte da manhã, com o prefeito municipal, vice-prefeito e coordenadoria de Defesa Civil do município, tendo como pauta as orientações referentes à importância dos registros de eventos climáticos no sistema S2ID e aos recursos do Fundo a Fundo, além da visita em locais atingidos pelo desastre natural ocorrido no município no ano de 2023. Já pela parte da tarde foi realizada uma palestra aos coordenadores dos municípios de: Paim Filho, Três Arroios, Cacique Doble, São João Urtiga, Maximiliano de Almeida e Sananduva, na qual foi apresentado o papel da Defesa Civil em nível federal, estadual e municipal, implantação da Defesa Civil nos municípios, elaboração de planos de contingência e levantamento de áreas de risco, captação de recursos nas esferas estaduais e federais, a devida execução e prestação de contas, entre outros. 

Na quinta-feira (4/4) a equipe da CREPDEC 2 esteve no município de Muliterno em visita técnica, a fim de prestar orientações à coordenadoria municipal de Defesa Civil na questão de ajustes em documentos necessários em processo de Situação de Emergência reconhecido pela União e dar continuidade na construção do ginásio que foi atingido no desastre no mês de setembro de 2023. Após, foram realizadas vistorias em locais atingidos pelo último desastre ocorrido no município, analisando o uso do recurso Fundo a Fundo em restabelecimento dos danos ocorridos. 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 3 

Na quarta-feira (3/4), a equipe da CREPDEC 3 esteve em Faxinal do Soturno, em visita técnica. O encontro teve o objetivo de prestar as primeiras orientações ao novo Coordenador Municipal, sendo abordados temas como as legislações específicas, documentações, modelos, acesso aos sistemas informatizados e os cursos de nivelamento oferecidos pelo Sistema de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foi destacada a atividade de prevenção para melhorar as respostas aos desastres, a importância da tecnologia da informação no monitoramento e alerta, identificação de vulnerabilidades e a proposição de medidas de contingência, encerrando com a abordagem das características de emprego da coordenadoria municipal nas diferentes fases, como a prevenção, preparação, resposta e reconstrução de cenários em desastres naturais ou tecnológicos.  

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 4 

A equipe da CREPDEC 4 realizou visitas técnicas nos dias 3 e 4 de abril ao CIGERD - Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Estado de Santa Catarina. O coordenador da CREPDEC 4 foi recebido pelas autoridades catarinenses e percorreu todas as repartições da sede do órgão, demonstrando a integração existente entre as estruturas responsáveis pelo acompanhamento meteorológico, hidrológico, cartográfico e geotécnico, bem como diversas outras atividades concernentes à gestão de riscos e desastres desenvolvidas pela Defesa Civil do Estado de SC. Logo após a visita técnica também foi possível conhecer a estrutura nas cidades de Camboriú, onde visualizou-se a integração operacional regional exercida a partir daquela localidade e ainda conhecer o trabalho realizado na cidade de Tijucas, onde localiza-se o Centro de Treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 6 

A equipe da CREPDEC 6 esteve no município do Quaraí, na quarta-feira, (3/4), em reunião com o prefeito, secretários municipais, tendo como pauta a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil. 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 8 

Na quinta-feira (4/4) a Casa Militar, Subchefia de Proteção e Defesa Civil, através da equipe da CREPDEC 8, esteve em Santa Clara do Sul, em visita técnica. O encontro teve o objetivo de prestar as primeiras orientações ao novo coordenador municipal, tendo sido abordados temas como as legislações específicas, documentações, modelos, acesso aos sistemas informatizados e os cursos de nivelamento oferecidos pelo Sistema de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foi destacada a atividade de prevenção para melhorar as respostas aos desastres, a importância da tecnologia da informação no monitoramento e alerta, identificação de vulnerabilidades e a proposição de medidas de contingência, encerrando com a abordagem das características de emprego da coordenadoria municipal nas diferentes fases, como a prevenção, preparação, resposta e reconstrução de cenários em desastres naturais ou tecnológicos e revisão do Plano de Contingência do município. A reunião contou com a presença do prefeito e secretarias que compõem o Plano de Contingência. 

Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 9

Na quarta-feira (3/4) a Defesa Civil Estadual, através da equipe da CREPDEC 9, esteve no município de Canela, recepcionando e auxiliando o novo coordenador municipal da Defesa Civil. 

 

 

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul