Aviso Meteorológico
Publicação:

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil atualiza as condições meteorológicas do Estado para os próximos dias. O status é de ALERTA (laranja) para temporais com chuva e vento fortes, descargas elétricas e queda de granizo no Oeste, Missões, parte da Campanha, Norte, Noroeste, Serra, RMPOA, Vales, Litoral Norte e parte do Centro do Estado.
Já as demais áreas gaúchas permanecerão em status de ATENÇÃO (amarelo), com temporais isolados e chuva moderada.
Entre a segunda-feira (31) e a terça-feira (1°/4), a passagem de uma frente fria favorece a volta dos temporais sobre o Estado. As chuvas devem ocorrer com volumes pontualmente elevados sobre algumas regiões.
Na segunda-feira (31), o ingresso e passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, combinada com o transporte de calor e umidade provenientes da região Norte do país, favorecem temporais com chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual
queda de granizo e rajadas de vento associadas às instabilidades, com velocidades entre 40 e 70 km/h e pontuais de até 80 km/h sobre o território gaúcho. Os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo chegar aos 80 mm/dia na metade Norte do Estado e em parte da Campanha.
Ao longo da terça-feira (1°/4), o deslocamento da frente fria segue provocando chuva, dessa vez nas áreas das Missões, Centro, na Costa Doce, Campanha, RMPOA e Litoral Norte gaúcho, que deve ter intensidade e volumes menos expressivos, comparados ao dia anterior. Os volumes variam entre 10 e 30 mm/dia com pontuais de até 40 mm/dia. As rajadas de vento máximas oscilam entre 40
e 50 km/h, chegando pontualmente aos 60 km/h.
Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 40 e 100 mm em parte da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Serra, Região Metropolitana de POA, Vales, Litoral Norte e em parte do Centro do Estado. Nas demais regiões, os acumulados variam entre 20 a 40 milímetros.
A Defesa Civil orienta cuidados durante os temporais: permaneça abrigado, feche portas e janelas, retire eletroeletrônicos da energia e abrigue os animais domésticos. Conheça os Planos de Contingência da sua cidade.