Articulação de órgãos estaduais e federais busca aumentar conectividade e a segurança em áreas de risco no RS

3575804F 797A 4E28 A477 211D30D8F7AE

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma importante medida para melhorar a conectividade e a segurança em áreas de risco no estado do Rio Grande do Sul.

Recentemente (em 8 de agosto), o Conselho Diretor da Agência possibilitou a uma operadora de telefonia a ampliação da cobertura móvel 4G na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da usina hidrelétrica da empresa Dona Francisca Energética S.A. (DFESA), localizada ao longo do Rio Jacuí.

A medida foi alcançada após interlocução da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio da Regional 3 - Santa Maria, do empreendedor da barragem, e dos gestores municipais, que encaminharam, mês de fevereiro de 2024, junto ao órgão regional da Anatel no RS a necessidade de ampliação da cobertura, contemplando os municípios de Nova Palma, Agudo e Dona Francisca.

Uma comitiva composta por integrantes da Defesa Civil do RS e técnicos da Anatel foi recebida pelo empreendedor na barragem Dona Francisca no dia 1º de agosto, para uma visita técnica.

De acordo com a Anatel, “a decisão visa garantir que a população residente em áreas de risco extremo tenha acesso a serviços de telecomunicações de qualidade, essenciais para a comunicação em situações de emergência”.

Segundo o coordenador regional da CREPDEC 3, coronel Jacob Aristeu Pinton, “foi um trabalho pioneiro de articulação entre a Defesa Civil do Estado, a empresa Dona Francisca Energética e Anatel, beneficiando muitas famílias que vivem às margens do rio Jacuí, levando mais segurança e qualidade de vida às pessoas”.

O representante da empresa Dona Francisca Energética, Paulo Käfer, também frisou o ganho de todos os envolvidos com a medida. “Isso traz mais tranquilidade ao empreendimento, uma vez que dá condições para que o Plano de Ação de Emergência (PAE) possa ser acionado e cumprido efetivamente, preservando as pessoas e fazendo com que as informações sobre resposta e resgates possam ser compartilhadas de maneira mais rápida”, destacou.

A medida que, na prática, reverterá valores de multas devidas pela operadora em deveres de implementar os benefícios, irá propiciar melhorias na cobertura como um todo, oferecendo condições para que os alertas enviados pela Defesa Civil estadual cheguem até os cidadãos das possíveis áreas de risco.

O secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destaca que "essa medida denota um cenário positivo no sentido de ser aumentada a cobertura, oportunizando que os nossos alertas possam alcançar mais pessoas, especialmente agora com a possibilidade de envio de alertas de eventos extremos por meio da ferramenta cell broadcast", completou.