ÁREAS COM RISCO METEOROLÓGICO
Publicação:
Previsão da condição meteorológica nos dias 19 a 21 de novembro:
Os acumulados poderão variar entre 140 a 190 mm no Litoral Norte, e 65 a 100 mm na RMPOA, Serra, Vales, Centro, Missões, Oeste e parte da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 40 mm.
Na terça-feira (19), uma frente fria estacionária aliada a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, e ao transporte de umidade vinda do Oceano, contribuem na ocorrência de chuvas fortes e temporais isolados, especialmente no Oeste, Centro, parte da Campanha e na metade Norte do Estado. Os acumulados variam entre 70 e 90 mm/dia no Oeste,Missões e parte do Centro. No Litoral Norte, os volumes ficam em torno de 60 mm/dia, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h nas áreas com instabilidades.
Na quarta-feira (20), os sistemas meteorológicos seguem atuando e intensificam ainda mais as chuvas, que tendem a ser volumosas em boa parte do território gaúcho. Os acumulados de precipitação ficam entre 60 e 85 mm/dia na RMPOA, Serra e parte do Centro, entre 70 e 110mm/dia no Litoral Norte, e abaixo de 40 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento se intensificam em todas as áreas, variando entre 50 e 75 km/h.
Na quinta-feira (21), o sistema de baixa pressão e o transporte de umidade do Oceano permanecem favorecendo pancadas de chuva no Litoral Norte e no Extremo Norte gaúcho. Os acumulados ficam entre 10 e 30 mm/dia nessas regiões. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, há pancadas de chuva fraca, com volumes inferiores a 10 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 65 km/h em todo o Estado.
Atenção para chuvas e ventos fortes! A Defesa Civil orienta: feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.Consulte a Defesa Civil local sobre os Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre. Emergência ligue 190 ou 193.