Vice-governador sobrevoa região atingida por enxurrada no Litoral Norte

07181732 2064027 GD
Gabriel Souza verificou o impacto das chuvas e explicou os atendimentos já realizados pela Defesa Civil

O vice-governador Gabriel Souza sobrevoou, na tarde desta terça-feira (7/3), a região do Litoral Norte afetada por enxurrada que destruiu propriedades, invadiu casas e provocou a suspensão de aulas e serviços, entre outros estragos. Os municípios mais atingidos foram Maquiné, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Itati, Terra de Areia, Dom Pedro de Alcântara e Morrinhos do Sul. A Defesa Civil atua na região desde segunda-feira (6/3) em apoio aos moradores.

Após a inspeção, Gabriel, acompanhado do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, visitou o município de Três Forquilhas, onde se reuniu com a prefeita Loraci Klippel, vereadores e moradores, além do prefeito de Itati, Flori Werb, para ouvir as demandas primordiais das localidades. O encontro contou também com a presença do deputado estadual Luciano Silveira.

07182437 2064038 GDO
A enxurrada destruiu propriedades e invadiu casas - Foto: Luciano Boeira/Defesa Civil

Além de verificar o impacto das chuvas, o vice-governador explicou os atendimentos já realizados pela Defesa Civil, que incluem o fornecimento de materiais de primeira necessidade, como roupas, alimentos e itens de higiene. “Também estamos planejando as próximas ações, que envolvem recuperação das estradas, pontes, escolas e outros espaços danificados. Recebemos os pedidos de decreto de emergência dos municípios e vamos reconhecê-los para garantir uma atuação mais rápida no que for preciso”, destacou.

Gabriel lamentou a morte de uma moradora de Terra de Areia, que teve seu carro arrastado pela cheia do rio Três Forquilhas. “Trago aqui a minha solidariedade, do governador Eduardo Leite e de todo o governo do Estado à população do Litoral Norte. Estamos reunindo todos os esforços para apoiar a região e garantir rapidez na resolução dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas”, disse.

A prefeita Loraci, em nome da cidade de Três Forquilhas e de toda a região, agradeceu a ajuda. De acordo com a gestora, as prefeituras ainda contabilizam os prejuízos. “Estamos todos mobilizados para apoiar nossas comunidades, entender os reais impactos, e toda a contribuição do governo do Estado é bem-vinda”, afirmou.

Segundo o coronel Boeira, a Defesa Civil tem atuado em várias frentes para auxiliar os moradores das áreas afetadas. “Desde ontem, a Defesa Civil acompanha os municípios e, desde o início, acionamos todos os órgãos que integram o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Tivemos resgates de pessoas até por volta de 1h da manhã desta terça. E hoje conseguimos trazer doações de roupas, cestas básicas e outros itens”, informou.

O município de Itati já decretou situação de emergência. Maquiné, Três Forquilhas, Dom Pedro de Alcântara e Morrinhos do Sul informaram que entrarão com o pedido. As equipes da Defesa Civil seguem trabalhando no levantamento de danos na região.

Informações sobre doações para a população atingida pela enxurrada: (51) 3288-6781.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom