Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema de previsão meteorológica do Rio Grande do Sul é discutido na programação do South Summit

Publicação:

Sistema de previsão meteorológica do Rio Grande do Sul é discutido na programação do South Summit
Sistema de previsão meteorológica do Rio Grande do Sul é discutido na programação do South Summit - Foto: Calvin Neruam/ SSP
Por Texto: Ascom Defesa Civil e SERG

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) e a Defesa Civil estadual participaram, na tarde desta quarta-feira (9), do painel “Monitoramento, alerta e resiliência: sistema avançado de previsão meteorológica de nowcasting para o Rio Grande do Sul” no South Summit 2025.

No Rio Grande do Sul, os eventos extremos de 2024 destacaram as limitações das ferramentas de monitoramento atuais e a urgência de soluções mais avançadas para se colocar em prática.

Nesse contexto, foram apresentadas algumas iniciativas do governo estadual para promover melhorias no monitoramento, como o levantamento topográfico e batimétrico do estado, a contratação de modelagem hidrodinâmica e das estações de monitoramento.

O painel ainda apresentou de que forma uma rede de radares meteorológicos de última geração, integrada a análises de meteorologistas e hidrólogos, qualificará o sistema de monitoramento, acompanhamento e alerta da Defesa Civil do Estado.

Nesse contexto, o nowcasting, tecnologia de previsão meteorológica em curtíssimo prazo, surge como uma das respostas para aumentar a eficácia na emissão de alertas e antecipar ações de preparação. A implementação desse sistema permite identificar riscos potenciais de curto e curtíssimo prazos, voltados à preparação e respostas a emergências locais e a planejamento futuros.

O governo gaúcho, em iniciativa que integra o Plano Rio Grande, prepara a implantação e a operação de 130 novas estações de monitoramento hidrometeorológico (17 hidrometeorológicas e 113 hidrológicas) de missão crítica na modalidade nowcasting em locais considerados pontos-chave do estado.

Para o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, “os projetos de preparação precisam estar todos interligados. Em conjunto, teremos uma capacidade muito maior de prever os eventos climáticos e reagir adequadamente aos seus efeitos. E esses projetos se encontram em andamento”.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, afirmou que o Estado “iniciou também a contratação de três novos radares meteorológicos Banda "S”, de raio de vigilância mais extenso” e que serão instalados nas regiões Oeste, Serra e Sul, cobrindo agora a totalidade do território do Rio Grande do Sul.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul