Servidores da Defesa Civil participam de capacitação para operacionalização RPAs

Drone 1
Treinamento de RPAs foi ministrado por Wesley Santos. - Foto: Defesa Civil

Na terça-feira (31/8), em Porto Alegre, a Defesa Civil Estadual realizou um treinamento para qualificação dos servidores e utilização de veículo aéreo não tripulado (RPAs), também conhecido como drone. O treinamento promovido nas dependências Clube dos Jangadeiros reuniu Coordenadores Regionais de Defesa Civil e os integrantes da administração. O curso realizado nas dependências do Clube Jangadeiros contou com aulas teóricas sobre conceito e legislação, além da prática com voo e pouso de drones.

O treinamento de “Uso de RPAs para Forças de Seguranças” foi ministrado por Wesley Santos, representante da Drone Porto Alegre. Wesley é fotojornalista há mais de 20 anos, com trabalhos publicados nos principais veículos de imprensa do Brasil e do Exterior. Fez parte do corpo de instrutores do Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e possui certificações em Regulamentação e Operação de Drones, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP).

No final da instrução, cada servidor obteve conhecimento sobre normas aeronáuticas que regulamentam a operação dos veículos aéreos não tripulados no Brasil por órgãos públicos. Os drones da Defesa Civil são utilizados em ações de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução de desastres causados por eventos adversos.