Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota técnica sobre a microexplosão que atingiu Guaíba

Análise técnica realizada pela Sala de Situação da Sema referente à microexplosão que atingiu o município na segunda-feira

Publicação:

Registro da aproximação da linha de instabilidade à RMPOA. Fonte: Câmera do site Windy, Por do Sol Guaíba.
Registro da aproximação da linha de instabilidade à RMPOA. - Foto: Câmera do site Windy, Por do Sol Guaíba.

A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou uma análise técnica referente à microexplosão que atingiu o município de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na segunda-feira (17/01).

Próximo das 16 horas, os temporais chegaram na Região Metropolitana provocando chuva forte, descargas elétricas e rajadas intensas de vento associadas à microexplosão no município de Guaíba. No aeroporto de Porto Alegre foram registradas rajadas de 62 km/h, porém, pelo nível de destruição em Guaíba, certamente ocorreram rajadas mais intensas, podendo ter atingido velocidades entre 100 km/h e 200 km/h. Com relação aos acumulados de chuva, foram registrados 64 mm nas últimas 24 horas na grande Porto Alegre, de acordo com os dados de estação do Cemaden.

O Centro de Operações de Defesa Civil (Codec) em conjunto com a Sala de Situação, encaminhou dois alertas durante a tarde de segunda-feira (17) para as áreas afetadas pelo temporal, informando sobre chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo. Os alertas emitidos pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, sendo emitido às 14h40min e às 17h40min. Ambos válidos para as 3 horas seguintes.

Microexplosão:

Uma Microexplosão é um evento de tempo severo associado a fortes correntes de ar da nuvem em direção à superfície (ou seja, correntes descendentes de ar), que se espalham horizontalmente, chegando a percorrer cerca 6 quilômetros de distância, com duração de 2 a 5 minutos e, apesar de rápido, pode produzir ventos de até 270 km/h.

Confira no link a seguir a nota completa: 

Nota técnica sobre a microexplosão que atingiu Guaíba

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul