Na véspera da chegada de frio intenso, Campanha do Agasalho recebe doação de 1.363 cobertores

Secretária Regina Becker, Eduardo Borges, da Rio Grande Seguros e Previdência, e coronel Rocha acompanham chegada de cobertores. - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Por Secom

Com a previsão do tempo indicando a aproximação de uma onda de frio intenso ao Rio Grande do Sul, os 1.363 cobertores entregues na manhã desta sexta-feira (2/8) para a Campanha do Agasalho vão fazer a diferença entre os que mais precisam.

As peças, recebidas na Central de Doações da Defesa Civil, foram adquiridas por meio da doação de R$ 30 mil da empresa Rio Grande Seguros e Previdência. A entrega de um cheque nesse valor ocorreu durante a ação do Cobertaço no Palácio Piratini, no início de julho. O valor, agora, foi convertido em cobertores.

“Essa doação é extremamente importante e veio em boa hora. Vamos fazer o repasse imediato para as pessoas necessitadas”, disse o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, esteve na entrega dos cobertores e saudou a iniciativa, além de fazer um apelo para que as pessoas sigam doando. Os itens mais necessários são roupas infantis e alimentos não perecíveis, que estão com os estoques quase zerados. Todas as peças doadas devem estar limpas e em boas condições de uso.

“Estamos em pleno inverno e as doações são muito bem-vindas. Há muita gente precisando de ajuda neste momento de grande frio que se avizinha e a participação de todos é muito importante”, acrescentou a secretária.

Desde o lançamento no dia 9 de maio, a Campanha do Agasalho 2019 já arrecadou cerca de 1,3 milhão de peças. Os resultados inéditos foram alcançados também pela antecipação da Campanha, que começou a receber as doações mais cedo, antes da chegada do frio. A ideia é que as pessoas em situação vulnerável pudessem enfrentar o início do inverno já preparadas. Foram beneficiadas até agora 205 prefeituras e 24 entidades assistenciais em todo o Estado.

A Campanha do Agasalho é organizada pelas secretarias de Trabalho e Assistência Social e de Comunicação e pela Defesa Civil do Estado, responsável pela coleta, triagem e distribuição dos itens.

Os parceiros da Campanha do Agasalho 2019 são 99 Pop, Zaffari, Farmácias São João, Sesc, Sindilojas e Sindifisco-RS.

Distribuição começará ser feita em breve pela Defesa Civil do Estado.
Distribuição começará ser feita em breve pela Defesa Civil do Estado. - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Onde doar:

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo – Centro Administrativo do Estado, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)

– Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, bairro Praia de Belas, Porto Alegre), assim como nas superintendências regionais

– Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

– Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Frederico Westphalen

– Farmácias São João (267 pontos de coleta)

– Unidades do SescRS (66 pontos)

– Panvel Farmácias (317 pontos)

– Supermercados Zaffari (36 pontos)

– Praças de pedágio da EGR