Estado lança edital de projeto do Plano Rio Grande para fortalecer sistema de previsão hidrológica
A contratação prevê a prestação de serviços especializados, com identificação e classificação de áreas de risco
Publicação:

Em um esforço para qualificar a gestão de riscos e desastres, o governo do Estado publicou na sexta-feira (21/2), o edital para a contratação de um projeto de Modelagem Hidrodinâmica. A iniciativa, que faz parte do Plano Rio Grande, e está inserida na Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, tem o objetivo de fortalecer o sistema estadual, aprimorando a gestão de riscos e desastres da Defesa Civil do Estado.
A contratação prevê a prestação de serviços especializados para previsão de eventos hidrológicos críticos, mapeamento geoespacializado, identificação e classificação de áreas de risco hidrológico e limiares, elaboração de manchas de inundação, planejamento de redes de monitoramento e alerta, equipe técnica especializada e licenciamento de softwares.
Os dados poderão auxiliar na tomada de decisões em situações de eventos extremos e desastres naturais ou tecnológicos. A medida pretende, ainda, elevar o nível de preparação e resposta a essas situações, minimizando os impactos e protegendo a população.
O processo de licitação será realizado em 12 de março de 2025, e o contrato contemplará a prestação de serviços especializados de modelagem hidrológica e hidrodinâmica e mapeamento de locais suscetíveis a inundações.
Além da Defesa Civil, o projeto de Modelagem Hidrodinâmica conta com o acompanhamento da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg). O trâmite licitatório será conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), garantindo a transparência e a legalidade do processo.
Notícias
- TU Delft, a maior e mais antiga instituição de tecnologia do país, desenvolve pesquisas para adaptação e resiliência
- Defesa Civil nacional e estadual destacam necessidade de preparo dos municípios para enfrentamento de eventos climáticos extremos
- Das dunas aos diques: comitiva conhece soluções de proteção contra desastres naturais nos Países Baixos
- Na última semana, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil