Defesa Civil RS promove videoconferência com múltiplas agências integrantes da Comissão P2R2

vídeoconferência

Na terça-feira (24/1), a Defesa Civil do Estado coordenou uma videoconferência com a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

O encontrou serviu para falar sobre futuras reuniões, operações integradas e capacitações para o ano de 2023, que fazem parte de um planejamento de atividades que serão realizadas.

Durante a reunião, o coronel Everton de Souza Dias, ressaltou sobre a importância da participação de todos na continuidade do trabalho de prevenção com produtos perigosos. Também apresentou o novo presidente da Comissão, major Vanderlan Frank Carvalho, que dará sequência às ações do P2R2.

“Neste período que fui presidente da Comissão, tive a oportunidade de aprender muito e trocar experiências com diversos órgãos de Estado. A gama de trabalho que nós temos é muito grande. Espero poder continuar contribuindo e permanecer aprendendo”, afirmou coronel Everton.

Ao longo da reunião, diversas pautas foram discutidas, como a sugestão de fazer um planejamento da comunicação entre os órgãos, utilizando o sistema de rádio em operações integradas. O atual presidente, Major Frank, salienta que uma das prioridades da Defesa Civil se trata da reestruturação dos órgãos de resposta.

A Defesa Civil nesses últimos dois anos conseguiu credenciar as atividades no programa Avançar, para obter esse reaparelhamento. "E agora está sendo desenvolvido um projeto que será aprovado no futuro, se tratando de um posto de comunicação móvel que irá conseguir agrupar todas as tecnologias utilizadas pelos órgãos de resposta”, explica major Frank.

Os rádios das viaturas atuam tanto analógico quanto digital, possibilitando que consigam se comunicar com toda a rádio base dos órgãos de segurança. A ideia é que esse equipamento em um evento adverso possa dar possibilidade dos órgãos atuarem de forma simultânea.

A Comissão Estadual P2R2 é formada por representantes da Defesa Civil Estadual, Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Centro Estadual de Vigilância a Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Conselho Regional de Química, Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Federal.