Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil RS participa de simulado de acidente com vazamento de produtos perigosos em Maquiné

Publicação:

pessoas em votla de carro
A atividade baseava-se em uma colisão envolvendo um veículo de passeio e um caminhão transportando produto perigoso (gasolina). - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS participou na quarta-feira (20), do exercício simulado de acidente com vazamento de produto perigoso no túnel do Morro Alto, na BR-101, em Maquiné.

A atividade baseava-se em uma colisão envolvendo um veículo de passeio e um caminhão transportando produto perigoso (gasolina), que resultou no vazamento do material sobre a pista, bloqueando-a totalmente. As equipes que participaram do simulado, tinham que realizar ações rápidas para o salvamento das vítimas que estavam gravemente feridas e também conter o produto perigoso que se espalhou.

Para o representante da Defesa Civil Estadual na Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2), tenente- coronel Everton Souza Dias, “atividades como estas são extremamente importantes para realizar um trabalho integrado e eficiente junto aos órgãos que possam ser acionados em ocorrências reais”

"Os objetivos da realização deste exercício são os de promover a integração entre os diversos órgãos de resgate e trânsito do Estado e ampliar a capacitação desses profissionais para situações extremas, de modo a mantermos as equipes preparadas para atender a qualquer ocorrência, no menor tempo e com a máxima qualidade, até mesmo em um eventual acidente deste porte”, afirma o gerente de Atendimento da CCR ViaSul, Diogo Stiebler.

Estavam participando do simulado os seguintes órgãos: Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam/RS), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS), Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Grupo São Francisco, Geo Emergência Ambiental e Rede SIM de Postos.

pessoas em volta de um carro
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS participou do exercício simulado de acidente com - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Os usuários dos trechos concedidos das BRs 101, 290 (Freeway), 386 e 448 têm à disposição, 24 horas por dia, atendimento de emergência médico e mecânico, inspeção permanente de tráfego, solicitação de informações, entre outros, acionados por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 pelo WhatsApp pelo (51) 3303-3858.

Além do atendimento ao longo dos 473 quilômetros, a concessionária disponibiliza 14 Bases de Serviços Operacionais, onde ficam dispostos os veículos indispensáveis ao atendimento das ocorrências. Sete desses pontos contam com Serviços Atendimento ao Usuário (SAU), oferecendo estruturas com banheiros, fraldários, água e café, totens para informações, entre outros.

As equipes do SAU são compostas por mais de 200 colaboradores, dos quais aproximadamente 100 são de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), entre socorristas, enfermeiros e médicos. A frota do serviço é composta por 67 veículos de atendimento, entre guinchos leves e pesados, caminhões-pipa, caminhões de apreensão de animais, ambulâncias de resgate e de UTI móvel.

pessoas em volta
Defesa Civil RS participa de simulado de emergência com produtos perigosos em Maquiné - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul