Defesa Civil RS participa de reunião com prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul

WhatsApp Image 2023 01 09 at 11 25 20
a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, participou de uma reunião organizada pela Azonasul
Por Camila Santos

Na manhã desta segunda-feira (09/1), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, participou de uma reunião organizada pela Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul), para debater a mitigação e enfrentamento da estiagem que acontece pelo quarto ano no Estado, afetando diversos municípios.

De forma remota, a meteorologista Cátia Valente, falou sobre os proagnosticos para os meses de janeiro, feveiro e março. Segundo ela, a estiagem segue no Estado a mais de três anos justamente pela atuação do La Niña, que permanece influenciando esse período de seca, tendo em vista que nos últimos seis meses não houve uma reposição hidrica para o enfrentamento do verão 2023."Estamos com deficit hídrico e as chuvas devem continuar irregulares em algumas regiões do Estado", ressaltou Valente.

As temperaturas seguem acima da média e com essa combinação de pouca chuva e altas temperaturas a tendência é que esse deficit permaneça. Cátia Valente, cita que na região Sul do Estado, pode acontecer de ter níveis mais elevados de chuvas, mas ainda é necessário que sejam mais regulares para que possa ocorrer uma reposição, porém a tendência é que esse problema continue durante o verão, mesmo perdendo um pouco da sua força.

No decorrer na reunião, o subchefe de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcus Vinicius Oliveira, mencionou a importância do trabalho das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil na prevenção, preparação e mitigação junto aos municípios no enfretamento da estiagem. Ele ressaltou que por mais que os números dessa estiagem nesse momento estão mais baixos em compração ao ano anterior, ainda permance preocupante a situação, tendo em vista que o estado já passou por outras estiagens consecutivamente.

No mesmo momento, ressaltou que a Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue trabalhando de forma alinhada a secretárias de Estado que participam do Fórum Permanente de Combate à Estiagem, para cada vez mais amenizar os problemas causados pela seca. Coronel Marcus, também falou sobre as cisternas aos municípios como um novo serviço de ajuda para os que necessitam. Segundo ele, nesta semana será realizado uma reunião com as secretarias de Estado para alinhamento de ações emergenciais no enfrentamento da estiagem e citou que todas as aquipes da Defesa Civil estão aptas a ajudar toda as regiões do Estado.

Atualmente 46 municípios estão com Decreto de Situação de Emergência por estiagem. 13 municípios já estão homologados pelo Estado e 01 com reconhecimento Federal.

a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, participou de uma reunião organizada pela Associação dos Municípios  da Zona Sul (AzonaSul).

O encontro contou com a participação do subchefe de Proteção e Defesa Civil do RS, Coronel Marcus Vinicius Oliveira, coordenadores regionais de Defesa Civil, tenente coronel André Facin, Major Vanessa Wenitt, meteorologista da Sala de Situação do Estado, Cátia Valente e diretores executivos da Azosul e também os prefeitos municipais da região Sul.