Defesa Civil realiza simulado em canoas
Publicação:
A Defesa Civil do Estado realiza no próximo sábado (23), a partir das 15h, uma operação simulada de desastre em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação envolverá cerca de 300 profissionais de diversos órgãos de segurança municipais, estaduais e federais e terá a simulação de um acidente de trânsito, seguido de incêndio e vazamento de produtos tóxicos.
Durante o treinamento programado para este sábado (23), em Canoas, pelo menos 10 mil pessoas deverão ser removidas das residências próximas ao local do acidente, na esquina da Rodovia do Parque com a Rua Primavera. O contingente que será mobilizado, porém, será de aproximadamente 40 mil pessoas, população residente no bairro Rio Branco.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Canoas, Mauro Guedes, as famílias e escolas das proximidades estão recebendo durante esta semana um material explicativo com todas as informações da operação. "Estamos devendo esta ação para a comunidade desde 1999, quando os moradores sofreram com um incêndio de grandes proporções em uma empresa de gás aqui localizada".
Em caso de chuva, a simulação será adiada para o dia 30 de junho. A realização de um treinamento envolvendo acidente com incêndios e vazamentos se justifica devido à grande concentração de empresas que trabalham com produtos inflamáveis em Canoas. Os simulados variam entre os municípios conforme as ocorrências mais frequentes de desastres, como granizo, enchentes ou deslizamentos.
Profissionais de imprensa deverão se cadastrar para realizar a cobertura do evento. O cadastramento pode ser feito junto à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, no telefone 3476-1344.