Defesa Civil realiza aplicação da Pesquisa de Percepção de Riscos, simulados e visitas técnicas
Publicação:
Ao longo desta semana, a Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil, deu continuidade às ações em diferentes regiões do estado. As coordenadorias regionais (Crepdecs) estiveram envolvidas em visitas técnicas, fortalecendo a articulação com os municípios.
Segunda-feira (27/10):
A 3ª Coordenadoria Regional participou de reunião técnica com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação em Santa Maria. O encontro, que estreitou os laços entre as Coordenadorias, tratou do andamento dos planos de contingência escolar da região e de protocolos de reuniões preparatórias para avisos meteorológicos. A equipe também esteve nos municípios de Unistalda e Capão do Cipó para prestar assessoramento direto às Coordenadorias Municipais, conhecer projetos de reestruturação, discutir a importância dos Planos de Contingência e reforçar a participação na Pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres.
A 10ª Coordenadoria Regional esteve presente em Mostardas para acompanhar e prestar suporte na instalação de uma estação hidrometeorológica. A ação visa reforçar o monitoramento de chuvas, ventos e níveis de água, contribuindo para a prevenção e mitigação de desastres climáticos.
Terça-feira (28/10):
A 1ª Coordenadoria Regional recebeu o Plano de Contingência Municipal (Plancon) atualizado de Porto Alegre. O documento, entregue em cópia física pela Defesa Civil Municipal, consolida as ações e estratégias conjuntas para prevenção, preparação e resposta a emergências, fortalecendo a integração regional.
A 10ª Coordenadoria Regional reuniu-se com o prefeito, vice-prefeito e a coordenadora adjunta de Defesa Civil de Tramandaí. O objetivo foi apresentar os dois novos membros da Coordenadoria Regional, agradecer a participação da COMPDEC no simulado de emergência realizado em Osório e discutir detalhes sobre o local das novas instalações da sede da CREPDEC 10 e o planejamento da Operação Verão.
Quarta-feira (29/10):
A 1ª Coordenadoria Regional realizou visitas técnicas à São Leopoldo, Taquara, Maratá, Feliz e São Sebastião do Caí, e reuniões técnicas com Dom Feliciano, Chuvisca e Cristal. O objetivo foi prestar assessoramento direto, promover o alinhamento das ações municipais, estimular o fortalecimento da articulação local e integrar a coleta de respostas da Pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres. Em São Leopoldo, a equipe participou do exercício Simulado de evacuação do Centro Administrativo Municipal. Em São Sebastião do Caí, a CREPDEC participou de um painel sobre "Gestão pública e eventos climáticos" durante a semana acadêmica de Direito da UCS.
A 2ª Coordenadoria Regional realizou a reunião técnica integrada no gabinete de crise na sede do 3ºRPMon. O encontro, com representantes de órgãos estaduais de segurança, educação e agricultura, teve como foco a integração, o nivelamento de protocolos e a análise de cenários de risco de desastres. A Coordenadora Regional apresentou projetos, como a construção do Centro Regional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (CRGIRD).
A 3ª Coordenadoria Regional realizou reuniões técnicas com as COMPDECs de Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Não-Me-Toque e Tapera. Os encontros buscaram ratificar a integração, enfatizar a manutenção dos Plancons, difundir a Pesquisa de Percepção de Riscos e ouvir as necessidades dos municípios para prestar o devido assessoramento.
A 9ª Coordenadoria Regional participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Foi apresentado o projeto do CRGIRD da CREPDEC 9 e sua importância para a gestão de riscos e desastres, bem como o Centro de Logística Humanitária.
A 10ª Coordenadoria Regional realizou vistorias em Itati, Três Forquilhas, Terra de Areia e Maquiné devido a chuvas intensas. Embora não tenham sido constatados desalojados ou desabrigados, foi verificado o isolamento de comunidades e a suspensão de aulas e transportes escolares em Três Forquilhas e Maquiné. A equipe também cumpriu agenda em Caraá, para verificar a interrupção parcial de acessos no interior.
Quinta-feira (30/10):
A 3ª Coordenadoria Regional realizou reuniões técnicas com as COMPDECs de Colorado, Selbach, Ibirubá, 15 de Novembro, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra e Salto do Jacuí. As visitas enfatizaram a manutenção dos Plancons, a difusão da Pesquisa de Percepção de Riscos e prestaram assessoramento.
A 5ª Coordenadoria Regional visitou a Prefeitura de Santa Rosa, que foi destacada como referência regional pela organização e eficiência do trabalho de prevenção. O município foi convidado a participar da Capacitação Regional em Gestão de Contingências, visando o aprimoramento das estratégias de resposta a desastres naturais.
A 6ª Coordenadoria Regional esteve presente na sessão ordinária da câmara de vereadores de Uruguaiana. A pauta incluiu a apreciação de um Projeto de Lei que altera a legislação municipal para contemplar a doação de uma área para a construção do CRGIRD, juntamente com a Brigada Militar.




















