Só em janeiro e fevereiro deste ano, mais de seis mil avisos foram emitidos para todo o País

Celular, com mensagem sobre alerta de chuvas intensa com fundo branco.
Defesa Civil Nacional incentiva adesão a serviço de alertas de desastres naturais por SMS - Foto: Defesa Civil Nacional

Brasília-DF, 13/3/2020 – Para alertar e orientar os cidadãos em possíveis casos de desastres naturais, a Defesa Civil Nacional recomenda a adesão ao serviço de SMS como mais uma ação preventiva. Só em janeiro e fevereiro de 2020, foram emitidos mais de seis mil alertas em todo o Brasil, informando antecipadamente sobre ocorrências como chuvas intensas, enchentes, vendavais e deslizamentos de terra. Para se cadastrar e ter acesso, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199.

Os alertas deste ano já geraram o envio de mais de 250 milhões de mensagens de texto pelo celular. Os dados são da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O secretário, coronel Alexandre Lucas, reforça a crescente importância do serviço para reduzir os riscos à população.

“É fundamental utilizar este serviço para minimizar prejuízos, mas, principalmente, para se proteger e salvar vidas. Com o alerta, o cidadão pode se deslocar para abrigos e locais seguros. É uma medida simples, mas que pode ser decisiva”, destaca.

Como receber os alertas?

Para receber os avisos por SMS, os interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.Atualmente, mais de 7,1 milhões de celulares estão habilitados, segundo dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR.

Outra forma de saber com antecedência a possibilidade de desastres naturais é por meio de mensagens nas TVs por assinatura. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

Ações conjuntas

A emissão de alertas é fruto de um esforço conjunto. Os boletins meteorológicos que podem indicar a possibilidade de ocorrências são gerados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que os repassa ao Cenad para avaliação. Caso os técnicos da Defesa Civil Nacional constatem o risco de ocorrências, são emitidos avisos para as Defesas Civis estaduais e municipais. Por fim, as mensagens por SMS e TVs por assinatura são disparadas por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).