Defesa Civil Estadual segue apoiando os municípios afetados por eventos adversos

A Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil tem atuado, desde o início dos eventos adversos, na articulação de todos os órgãos do poder público estadual e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil para as ações de resgate das pessoas em risco e ações humanitárias.
Por Tenente Sabrina Ribas/ ASCOM DEFESA CIVIL RS

Após as ações prioritárias de resgate de pessoas em situação de risco, os integrantes da Defesa Civil estadual seguem atuando em uma série de ações e iniciativas para atender as necessidades das populações atingidas, restabelecer os serviços públicos essenciais e apoiar a reorganização das administrações municipais, buscando a retomada da normalidade nas comunidades.

O efetivo ainda está trabalhando na Base Avançada em Encantado, onde também está instalado o Gabinete do Vice-governador, temporariamente, subsidiando a administração estadual na tomada de decisões e articulando iniciativas transversais com outras secretarias e órgãos federais, estaduais e municipais, além de apoiadores (voluntários, empresas, entidades civis organizadas).

Há pontos focais ainda atuando junto aos municípios mais atingidos como Muçum, Roca Sales, apoiando os municípios com a organização de abrigos públicos, logística de doações, briefing das equipes de outros estados e de outras forças públicas que estão atuando em buscas e ações de reconstrução, apoio ao restabelecimento de serviços básicos à população, entre outras missões.

Em Porto Alegre, sob coordenação da Central de Doações, e em Lajeado, nas Bases de Apoio Logístico, ainda há integrantes da Defesa Civil estadual atuando na gestão logística das inúmeras doações. Já foram entregues aos municípios afetados: mais de 250 toneladas de cestas básicas, 265 sacos de agasalhos (roupas e calçados), 1.250 cobertores, 4.059 colchões, 2.818 pacotes de fraldas, mais de 25 mil kits de limpeza, mais de 21 mil kits de higiene pessoal e 339 sacos de ração animal. Outros itens também foram entregues, tais como travesseiros, equipamentos de proteção individual (botas e luvas de borracha, capas de chuva), roupas íntimas, roupas de cama, utensílios domésticos, itens de primeiros socorros e material hospitalar, botijões de gás de cozinha, eletrodomésticos, móveis e materiais escolares.

A Divisão de Convênios segue analisando as documentações dos municípios junto ao Sistema Integrado de Informações de Desastres e apoiando os mesmos para que todos possam preencher os requisitos e buscar valores para as ações de resposta e reconstrução junto à União. Até o momento, 16 municípios gaúchos foram beneficiados por portarias de repasse de valores por parte do Governo Federal.

O efetivo da Sala de Situação e Centro de Operações de Defesa Civil segue monitorando as condições hidrometeorológicas do RS e compilando os dados da enchente no Vale do Taquari, bem como de outros eventos adversos posteriores. O setor administrativo subsidia todas as atividades dos demais setores e atende as demandas externas.