Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual reuniu-se com representantes da Corsan e Sema

Publicação:

pessoas em volta de uma mesa olhando para a tv
Defesa Civil reuniu-se com representantes da Corsan e Sema - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

A Defesa Civil Estadual, nesta terça-feira (11), realizou uma segunda reunião técnica com os representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com o objetivo de avaliar a condição hidrológica da bacia do Rio Gravataí e as ações de mitigação e resposta que foram adotadas pelos órgãos a partir da portaria que foi estabelecida para a suspensão da captação de água que não fosse para consumo da população.

As ações realizadas pelas instituições bem como as chuvas irregulares que cairam na bacia do rio Gravataí, no final de semana, fez com que o nível do rio nos locais de captação de água da Corsan se mantivesse estável.

O nível do Rio Gravataí saiu da situação crítica para estado de atenção e alerta, conforme a medição dos pontos de monitoramento.

Na quarta-feira (12), os empreendedores terão autorização para realizar a captação direta de água e na quinta-feira (13), será realizada uma nova avaliação para verificar o reflexo dessa liberação.

Os órgãos ressaltam que segue a orientação à população da região metropolitana sobre o uso racional da água, tomando cuidados básicos que vão desde evitar a lavagem de veículos e calçadas até cuidados simples, como não deixar torneiras abertas.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul