Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual realiza visitas técnicas e alinhamentos com os municípios

Publicação:

Imagem: CREPDEC 5
Imagem: CREPDEC 5

Nesta semana ocorreram visitas técnicas e reuniões das Coordenadorias Regionais junto aos municípios do interior do estado.  

Segunda-Feira (12/5) 

A Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil, deu continuidade às atividades em diferentes regiões do Estado. 

  • Integrantes da 10ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita ao Prefeito de Imbé e Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), Sr Ique Vedovato. Também teve como pauta, a próxima reunião entre a Coordenadoria Regional e os prefeitos que integram a AMLINORTE. 

  • Integrantes da 3ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita técnica na cidade de Tupanciretã. Na ocasião, foram tratados assuntos relacionados à Defesa Civil do Município. Por fim, a equipe conheceu a estrutura física e seu respectivo depósito. No mesmo dia, ainda foi realizada visita técnica na cidade de Júlio de Castilhos, objetivando a aproximação dos laços entre Estado e Município, bem como para tratar de assuntos relacionados à atividade da Defesa Civil local.  
  • Integrantes da 4ª Coordenadoria Regional intensificaram o diálogo com as Prefeituras da Região Sul, promovendo reuniões. O objetivo central desses encontros foi fortalecer a integração entre a Defesa Civil Estadual e Municipal, aprimorando a capacidade de resposta e a prevenção de desastres, além de convidá-los para o 1º Seminário Regional de Integração em Gestão de Riscos e Desastres.

Terça-feira (13/5)  

A Defesa Civil Estadual esteve presente em eventos estratégicos e em articulações regionais:

  • Integrantes da 3ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita técnica nas cidades de São Francisco de Assis e Jaguari que teve como objetivo aproximar os laços entre Estado e os Municípios, bem como, assuntos relacionados ao decreto municipal referente aos últimos eventos meteorológicos.
  • Integrantes da 6ª Coordenadoria Regional estiveram em reunião no município de Bagé. A reunião com a participação do tenente-coronel RR Max Geraldo, Diretor do Departamento Água e Esgoto de Bagé teve como pauta as ações realizadas para o enfrentamento da escassez hídrica no abastecimento de água na cidade. 
  • Integrantes da 10ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita técnica na cidade de Três Forquilhas. O encontro serviu para aproximação dos laços entre Estado e Município, bem como para tratar de assuntos relacionados à atividade da Defesa Civil local.  
  • No mesmo dia, a equipe realizou visita técnica na cidade de Itati. A reunião com a Prefeita do município serviu para aproximação dos laços entre Estado e Município, sendo tratados assuntos sobre o PLANCON (Plano de Contingência Municipal), áreas de riscos e FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica). 

Quarta-feira (14/5)  

As coordenadorias regionais da Defesa Civil deram continuidade às visitas técnicas e ações de fortalecimento institucional: 

  • Integrantes da 1ª Coordenadoria Regional (CREPDEC 1) realizaram uma visita técnica na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barra do Ribeiro. A visita teve como finalidade ressaltar a importância em torno do Plano de Contingência para preparação para eventos críticos, além de outros assuntos pertinentes à Defesa civil. Estiveram presentes o Secretário do Planejamento e Coordenador de Proteção e Defesa Civil e auxiliares da Defesa Civil Municipal. Além disso, integrantes da CREPDEC 1 e o Departamento de Gestão de Riscos participaram do simulado de evacuação de área em caso de rompimento de barragem na Bacia de Finos na unidade Mina do Recreio, em Butiá. O exercício de simulação baseia-se no acionamento das sirenes de emergência. Os colaboradores e terceiros que estão na Zona de Auto Salvamento (ZAS) devem ir até os pontos de encontro e apresentar-se ao Supervisor que realiza a contagem e cronometragem do tempo de deslocamento. O simulado acontece anualmente e é ministrado pela Copelmi Mineração Ltda. 

  • Integrantes da 5ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita técnica ao município de Entre Ijuís. Na oportunidade, o efetivo foi recebido pelo Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Prefeito Municipal, Vice-Prefeito e Secretária de Administração. Na visita foram tratados assuntos referentes ao processo de estiagem do município, fundo a fundo e prestação de contas.  

  • Integrantes da 2ª Coordenadoria Regional participaram de um Seminário no município de Caseiros. O Seminário ocorreu na Câmara de Vereadores, executado pelo Instituto Espinhaço, com o Projeto Nascentes Brasileiras, que desenvolve ações de meio ambiente em diversas cidades do Brasil. o Instituto é custeado em parceria com a Fundação Banco do Brasil. No mesmo dia, a equipe esteve no município de Itapuca. A visita técnica e a Palestra ocorreram na Câmara de Vereadores, onde estavam presentes o Prefeito e Vice-Prefeito, Coordenador de Defesa Civil de Itapuca, Secretários, Brigada Militar, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e outros representantes de Entidades. Foram tratados assuntos de Proteção e Defesa Civil como a importância da estruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), plano de contingência, mapeamento de áreas de riscos, entre outros assuntos pertinentes. 

  • Integrantes da 3ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita técnica na cidade de Paraíso do Sul. A reunião serviu para aproximação dos laços entre Estado e Município, bem como para tratar de assuntos relacionados ao Decreto Municipal de Situação de Emergência referente às últimas chuvas intensas que acometeram a região.  

  • Integrantes da 8ª Coordenadoria Regional participaram de uma Oficina de Sensibilização Comunitária da OIM/ONU, no município de Muçum. O evento teve a participação do Prefeito, autoridades e da comunidade em geral. Foram tratados a importância da união de toda a sociedade durante a resposta à desastres, a necessária participação popular para a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e como todos podem ajudar na construção do Planos de Contingência (Plancon) do município, tornando a cidade como um todo mais resiliente. 

Quinta-feira (15/5)  

As coordenadorias regionais da Defesa Civil deram continuidade às atividades e alinhamentos com os municípios:  

  • Integrantes da 3ª Coordenadoria Regional realizaram uma visita técnica na cidade de Faxinal do Soturno. A reunião serviu para aproximação dos laços entre Estado e Município, bem como para tratar de assuntos relacionados ao Decreto municipal de Situação de Emergência referente às últimas chuvas intensas que acometeram o município.  

  • Integrantes da 1ª Coordenadoria Regional estiveram em visita técnica na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de São José do Sul. Entre os assuntos abordados, ressaltou-se a importância do Plano de Contingência para preparação a eventos críticos, além de outros assuntos pertinentes à Defesa Civil.  

  • Integrantes da 2ª Coordenadoria Regional estiveram no município de Erebango onde foi realizada uma visita técnica e ministrada uma palestra. Na ocasião, foram tratados assuntos de Proteção e Defesa Civil como a importância da estruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Plano de Contingência, mapeamento de áreas de riscos e Recursos Fundo a Fundo. 

  • Integrantes da 8ª Coordenadoria Regional participaram de uma capacitação comunitária realizada no município de Encantado. A atividade foi promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Voltada à preparação e resposta a emergências e desastres. A capacitação objetivou o fortalecimento da organização comunitária. Durante o encontro, foram tratados dos principais riscos locais, além do compartilhamento de experiências voltadas à prevenção e à atuação em situações de emergência. A ação reforça a importância da integração entre comunidade e órgãos de proteção, promovendo a construção de comunidades mais seguras, organizadas e resilientes diante dos desafios climáticos e ambientais. 

Sexta-Feira (16/5) 

A Defesa Civil realizou visitas e alinhamentos com os municípios:  

  • Integrantes da 8ª Coordenadoria Regional participaram da inauguração do Centro Operacional da Defesa Civil, Trânsito e Segurança Pública de Pantano Grande. O novo espaço visa aprimorar a capacidade de resposta da Defesa Civil municipal, proporcionando um ambiente adequado para o planejamento e coordenação de ações em situações de emergência e servirá como ponto de apoio para treinamentos e simulados, fortalecendo a preparação da comunidade e dos profissionais envolvidos na gestão de crises. 

  • Integrantes da 2ª Coordenadoria Regional estiveram no município de Ipiranga do Sul. Foram tratados assuntos de Proteção e Defesa Civil como a importância da estruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Plano de Contingência, mapeamento de áreas de riscos, recursos Fundo a Fundo, Decretações de Situações de Emergência e captação de recursos. 

  • Integrantes da 3ª Coordenadoria Regional (CREPDEC 3) realizaram visita técnica na cidade de São João do Polêsine. A Coordenadoria em parceria com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar auxilia o município através de imagens aéreas a fim de monitorar áreas que sofreram movimentação de massa.  

  • Integrantes da 7ª Coordenadoria Regional estiveram presentes no município de Liberato Salzano. Na oportunidade foram repassadas orientações de estruturação da Defesa Civil municipal e ampliados os votos de cooperação entre as Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), bem como demais assuntos pertinentes ao sistema Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PDC). Ainda foi verificado in loco o andamento da construção de ponte intermunicipal que interliga os municípios de Liberato Salzano a Rodeio Bonito, obra esta, viabilizada através da Defesa Civil com recursos captados via S2ID - Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.  

  • Integrantes da 1ª Coordenadoria Regional realizaram visita técnica no município de Barão. Durante o encontro, foi discutido o Plano de Contingência Municipal, que visa preparar e estruturar ações eficazes para minimizar os impactos de desastres naturais e situações emergenciais. Também foram avaliados os locais considerados de risco, com o objetivo de mapear as áreas mais vulneráveis e propor estratégias de mitigação e prevenção. 

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul