Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil Estadual realiza visita técnica em barragem no Rio das Antas

Publicação:

Visita técnica na barragem em Veranópolis.
Visita técnica na barragem em Veranópolis.
Por Ana Paola Dala Barba / Ascom Defesa Civil

Na sexta-feira (13/01), a Defesa Civil Estadual realizou uma visita técnica na barragem de geração de energia administrada pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), em Veranópolis.

Na ocasião, a Companhia apresentou às equipes da Defesa Civil o Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem. “As questões de segurança de barragem fazem parte do escopo de atribuições da Defesa Civil”, explicou o subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira. “O PAE desenvolvido pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) serve de modelo, demonstra o cuidado e a preocupação do empreendedor com às comunidades ao longo do rio”, ressaltou o coronel Marcus Vinícius.

Segundo o Decreto nº 11.310 de 26 de dezembro de 2022, entre as atribuições do órgão de Proteção e Defesa Civil estão promover integração e articulação de seus membros para identificação, monitoramento, prevenção e mitigação de riscos que envolvam barragens. Além de propor protocolos para atuação coordenada ou conjunta de fiscalização de barragens ou em emergências, mediante compartilhamento de apoio técnico, capacitação, equipamentos, materiais e estruturas disponíveis.

A visita técnica contou com a presença do subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira; do Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva; do tenente-coronel, Daniel Silva da Silva; e do engenheiro da Ceran, Moises Fellin.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul