Defesa Civil Estadual realiza teleconferência para avaliar a situação climática no RS nos próximos meses
Publicação:


Na quarta-feira (24), a Defesa Civil Estadual realizou uma teleconferência com meteorologista e hidrólogos da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), para avaliar a situação climática no Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2020.
A meteorologista da Sala de Situação, Catia Valente, apresentou um prognóstico da situação climática global, com destaque para o resfriamento das águas do pacífico equatorial. "Os modelos globais de prognóstico climatológicos indicam temperaturas negativas no oceano pacífico e consequentemente o fenômeno La Niña".
O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico. O La Niña gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.
"Para os próximos meses, no Rio Grande do Sul as chuvas seguem abaixo do padrão normal e com volumes irregulares. Além de temperaturas acima da média, com massas polares intensas, mas não prolongadas", destacou Catia.
Segundo a hidróloga, Marcela Nectoux, "no curto prazo, foi registrada uma mitigação da condição de estiagem no RS, tanto na questão da qualidade das chuvas quanto o impacto positivo no nível dos rios, que agora superou os limites críticos. A médio prazo, a expectativa é que as chuvas ocorrem sem a qualidade necessária para a recarga hídrica mesmo que cheguem a acumulados próximos da média. No longo prazo, segue o alerta para a condição de estiagem no Estado", ressaltou Marcela.
O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, participou da reunião e ressaltou o papel da Defesa Civil Estadual no planejamento de ações de resposta para mitigar os efeitos da estiagem junto à população.