Defesa Civil Estadual e MPRS qualificam servidores e municípios para Gestão de Riscos e Desastres
Publicação:

Na última semana, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil deu um importante passo na qualificação de seu quadro de servidores e também na capacitação dos municípios para a gestão de riscos e desastres, com a realização das etapas presenciais do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil.
A iniciativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Casa Militar- Subchefia de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima), do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), é um marco significativo pela envergadura e por envolver temática que está em evidência após os desastres enfrentados pela população gaúcha.
O Curso é realizado em formato híbrido, com aulas na modalidade à distância e presenciais, e visou capacitar, nessa etapa mais imediata, os novos militares que recentemente se agregaram à equipe da Defesa Civil estadual e os coordenadores municipais da pasta.
O MPRS ofereceu a estrutura do seu CEAF à Defesa Civil para viabilizar as aulas à distância e as aulas presenciais que ocorreram em Porto Alegre.
Na segunda e terça-feira, participaram das atividades os militares estaduais, já na quinta e sexta-feira, os gestores municipais da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil Metropolitana.
Na quarta-feira, ainda na capital, cerca de 400 alunos prestigiaram o seminário “Mudanças Climáticas: causas, efeitos e consequências”, cujo conteúdo compunha o Módulo II do Curso, e trazia abordagens a temáticas como sistemas de monitoramento e alerta, riscos hidrológicos e geológicos no RS, o papel do MPRS em eventos extremos, por exemplo.
Foi elaborado um calendário para o cumprimento da etapa presencial nas demais coordenadorias regionais, e a Defesa Civil estadual pretende capacitar todos os coordenadores dos 497 municípios ainda no primeiro semestre de 2025.
Notícias
- TU Delft, a maior e mais antiga instituição de tecnologia do país, desenvolve pesquisas para adaptação e resiliência
- Defesa Civil nacional e estadual destacam necessidade de preparo dos municípios para enfrentamento de eventos climáticos extremos
- Das dunas aos diques: comitiva conhece soluções de proteção contra desastres naturais nos Países Baixos
- Estado lança edital de projeto do Plano Rio Grande para fortalecer sistema de previsão hidrológica