Defesa Civil Estadual apoia na entrega de cestas básicas para Comunidade da Terra Indígena Guarita

Por Estagiário Matheus Ramos

Nesta quinta-feira (09), foi encerrada uma ação do Governo do Estado para a entrega de 4 mil cestas básicas à Reserva Indígena do Guarita, totalizando 96 mil quilos de alimentos. A ação contou com a participação da Defesa Civil Estadual, da Secretaria Estadual da Assistência Social e Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, além das prefeituras de Tenente Portela e Redentora, levando alimento para mais de 2.500 famílias de indígenas, dentro do Programa Estadual Fome Zero.

Com aproximadamente 23 mil hectares, a Terra Indígena Guarita abriga o maior contingente da população Kaingang no RS. Se trata de cerca de 7,8 mil de um total de 30 mil pessoas da etnia na região. Das 19 aldeias que se fazem presentes na terra indígena, 18 são pertencentes à etnia Kaingang e uma à Guarani.

Além da insegurança alimentar, os moradores da reserva ainda precisam lidar com a escassez dos serviços de saúde e problemas no abastecimento de água em decorrência da estiagem e da contaminação de poços. Ações integradas entre diversas secretarias estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, se articulando com os municípios onde fica localizada a terra indígena, buscando soluções para o contexto problemático enfrentado pela comunidade da área.