Comitiva da Defesa Civil gaúcha faz visita técnica à coirmã em Santa Catarina

Comitiva da Defesa Civil gaúcha faz visita técnica à coirmã em Santa Catarina

Uma comitiva integrada por oficiais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul esteve nessa segunda e terça-feira (8 e 9/5), em Florianópolis, para uma visita técnica à Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC).

Os oficiais foram recebidos nos diversos setores que integram a Defesa Civil catarinense, onde puderam trocar experiências e conhecer a integração entre as estruturas responsáveis pelo acompanhamento meteorológico, hidrológico, cartográfico e geotécnico.

Além disso, também foram apresentados ao grupo os diversos projetos desenvolvidos pela DCSC na prevenção de eventos adversos, bem como a estrutura da Secretaria na capital e interior e como são articuladas as ações humanitárias e de resposta, além do sistema de alertas à população e aos demais órgãos públicos.

Segundo o Chefe da Casa Militar e de Proteção e Defesa Civil do RS, Coronel Luciano Boeira o Estado de Santa Catarina é uma referência nacional na gestão de riscos e desastres. “Nosso agradecimento ao Coronel Armando Schroeder por abrir as portas da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, oportunizando à nossa equipe conhecer a estrutura organizacional e o modelo de gestão da Secretaria”. Essas visitas técnicas nos aproximam e integram, proporcionando a troca de experiências e de boas práticas. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é uma estrutura de excelência que coloca Santa Catarina na vanguarda da gestão pública em Defesa Civil. O modelo de nosso Estado vizinho, nos inspira a pensar e projetar o aperfeiçoamento da nossa Defesa Civil Estadual enquanto subchefia da Casa Militar do Estado do Rio Grande do Sul, sempre com a visão de melhorar constantemente o serviço prestado à população gaúcha, finalizou o Coronel.

Integraram o grupo o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o subchefe estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, o coordenador regional de Santa Maria (CREPDEC 3), coronel Jacob Aristeu Pinton, o coordenador regional de Caxias do Sul (CREPDEC 9), tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, e o chefe da Divisão de Comunidades Atingidas, tenente-coronel Daniel Silva da Silva.

A comitiva foi acompanhada por oficiais integrantes da Defesa Civil catarinense e, na terça-feira, recepcionada pelo secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder. Na ocasião, foi entregue uma homenagem em agradecimento à Instituição pelo apoio prestado ao RS, bem como forma de prestigiar os 50 anos da DCSC, a serem celebrados nos próximos dias.