Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva amenizou os efeitos da estiagem na Bacia do Rio Gravataí

Segunda a Corsan neste momento não há previsão de racionamento de água em nenhum município do Estado atendido pela companhia.

Publicação:

WhatsApp Image 2021 01 12 at 17 04 04
Rio Gravataí - Foto: SEMA
Por Ascom/Defesa Civil
Reunião com órgãos técnicos
Reunião com órgãos técnicos - Foto: Defesa Civil

Na manhã de quarta-feira (03/2), a Defesa Civil Estadual participou de uma reunião com os órgãos técnicos para avaliar a situação da estiagem e os efeitos das chuvas dos últimos dias na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, na região metropolitana.

Segundo o hidrólogo da Sala de Situação, Lucas Giacomelli, as chuvas que registradas na última semana propiciaram uma boa recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí que saiu do nível crítico. De acordo com a meteorologista, Gabriele Golarte, a partir da segunda quinzena de fevereiro as chuvas ainda vão ocorrer de forma irregular e com baixos acumulados.  

Conforme o técnico da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Rogério Souza, “neste momento não há previsão de racionamento de água em nenhum município do Estado atendido pela companhia”. A Corsan informou que já elaborou um plano de ação se for necessário o racionamento em algum momento.   

O Vigiágua da CEVS-RS elaborou um formulário que foi encaminhado para todos os municípios em situação de emergência em função da estiagem no RS. “As respostas vão indicar um panorama dos municípios”, explicou André Jarenkow. Os dados devem ser apresentados no próximo encontro.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Sala de Situação, Brigada Militar, Corsan, Fepam, CEVS-RS e Vigiágua. Os órgãos reforçam a importância do uso racional da água, incluindo os cuidados básicos que vão desde evitar o desperdício de água como deixar torneiras abertas, evitar a lavagem de veículos e calçadas.

 

 

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul