Aviso Meteorológico 281 - Áreas com aumento de temperatura e baixa umidade relativa do ar
Publicação:
A Sala de Situação e a Defesa Civil do RS orientam para os próximos dias, cujo prognóstico é de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar sobre o Oeste, Missões, Noroeste, parte da Campanha e do Centro.
Na quarta-feira (8), a atuação persistente de uma massa de ar seco e quente favorece temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar em áreas do Oeste, Missões, Noroeste e parte da Campanha. As temperaturas mínimas ficam em torno de 16 e 21°C, e máximas variam entre 31 e 36°C. Além disso, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%.
Na quinta-feira (9), o ar seco e quente segue atuando no Oeste, Missões, Noroeste e parte da Campanha. As temperaturas mínimas ficam entre 15 e 20°C e, durante a tarde, as máximas devem atingir valores entre 32 e 37°C. Nessas regiões, permanecem as condições de baixa umidade relativa do ar, em torno de 20% a 30%.
Na sexta-feira (10), a massa de ar seco e quente continua atuando no Estado, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste, parte do Centro e Campanha. Durante a manhã as temperaturas atingem valores entre 15 e 21°C, enquanto à tarde, ficam em torno dos 32 aos 38°C. A umidade relativa do ar varia de 25% e 35% em áreas da Fronteira Oeste e parte da Campanha.
O sábado (11) inicia com temperaturas mínimas entre 15 e 21°C no Oeste, Missões, Noroeste, parte da Campanha e Centro. Durante a tarde, as temperaturas ficam em torno dos 32 a 39°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% no Oeste e na Campanha.
A tendência é que, no domingo (12), a onda de calor permaneça atuando nessas regiões, entretanto, com menor intensidade em relação ao dia anterior. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 20°C, e as máximas entre 30 e 34°C. A umidade relativa do ar durante a tarde segue em torno de 30% em áreas da fronteira Oeste.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. É importante manter-se hidratado e ter atenção redobrada com crianças e pessoas enfermas.