Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ÁREAS COM RISCO METEOROLÓGICO

Publicação:

Uma imagem do mapa do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, dividida em nove regiões numeradas. Todo o mapa está preenchido com a cor laranja, indicando nível de alerta para risco meteorológico. O fundo da imagem tem um efeito de chuva caindo.

Na parte superior, há um título em letras grandes e amarelas: "ÁREAS COM RISCO METEOROLÓGICO".

No lado direito, há uma legenda de cores indicando os níveis de risco, da menor para a maior
Na parte inferior, há um aviso de vigência com fundo bege e letras pretas, informando o período do alerta: "Vigência: 16/02 a 17/02".

No rodapé da imagem, há dois logotipos: um da Casa Militar Defesa Civil do Rio Grande do Sul e outro do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Mensagem principal da imagem:
O estado do Rio Grande do Sul está em alerta meteorológico entre os dias 16 e 17 de fevereiro, devido ao risco de chuvas intensas e alagamentos. A população deve acompanhar as informações da Defesa Civil.
Aviso de Risco Meteorológico

A Sala de Situação atualiza a previsão da condição meteorológica no estado para os dias 16 a 17 de fevereiro.

Nos próximos dias, o tempo muda no Rio Grande do Sul, com chuvas e temporais mais generalizados e volumes distribuídos em várias regiões. Os acumulados podem variar entre 80 e 130 mm na Campanha, Oeste, Sul, Centro, Costa Doce, Norte, Nordeste, Vales, Litoral Norte e RMPOA, enquanto nas demais áreas devem ser inferiores a 80 mm.

Na manhã de domingo (16), uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade continental trará instabilidades ao Estado. Há risco de temporais isolados, com chuva moderada a forte, descargas elétricas, rajadas de vento de 60 a 80 km/h (podendo ultrapassar 90 km/h) e queda de granizo, afetando principalmente a Campanha, Oeste, Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Norte e RMPOA. Os volumes devem variar entre 20 e 60 mm/dia, podendo chegar a 90 mm/dia no Oeste, Campanha e Sul.

Na segunda-feira (17), a frente fria ficará semi-estacionária, provocando chuvas persistentes, descargas elétricas e temporais isolados com ventos entre 50 e 70 km/h. Os acumulados devem ficar entre 40 e 80 mm/dia na metade norte, enquanto nas demais regiões não devem ultrapassar 30 mm/dia. Na terça-feira (18), as chuvas persistem de forma moderada no Norte, Noroeste e Nordeste, especialmente na divisa com Santa Catarina, com acumulados entre 20 e 40 mm/dia.

Recomendações da Defesa Civil
Feche janelas e portas, desligue aparelhos elétricos e feche registros de água e gás.
Evite se abrigar sob árvores e estruturas metálicas, além de estacionar perto de torres e placas.
Não atravesse alagamentos a pé ou de carro.
Abrigue seus animais domésticos com segurança.
Para emergências, ligue 190 ou 193.

Avisos e Alertas

Defesa Civil do Rio Grande do Sul