Áreas com risco meteorológico
Publicação:
Previsão da condição meteorológica: 1 a 2 de dezembro
No domingo (01), o avanço de uma frente fria aliada a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, e o aporte de calor e umidade vindos da região Norte do País favorecem a formação de tempestades acompanhadas de chuva forte e pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha, Sul, Centro, Oeste e Missões, os acumulados ficam entre 60 a 100 mm/dia, podendo atingir de forma localizada 125 mm/dia em áreas do Sul e Campanha. Nas demais regiões, os acumulados ficam entre 35 e 70 mm/dia. As rajadas de vento devem ser fortes, com velocidades de 60 a 80 km/h, podendo superar os 100 km/h associados às instabilidades.
Na madrugada e manhã de segunda-feira (02), a frente fria avança para as regiões da metade Norte do Estado, trazendo tempestades com chuva forte e pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento, e eventual queda de granizo. No Noroeste e Norte, os acumulados ficam em torno de 60 a 100 mm/dia, enquanto no Centro, Vales, RMPOA, Serra, Nordeste, Litoral Médio e Norte ficam entre 30 e 60 mm/dia. As rajadas de vento ficam em torno de 60 a 80 km/h, podendo ultrapassar os 90 km/h associados às instabilidades. Durante à noite, a frente fria se afasta do Estado, e as instabilidades devem cessar.
A tendência é que, na terça-feira (03), o tempo volte a ficar firme em todo o território gaúcho, devido a atuação de uma área de alta pressão. * Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 80 a 125 mm no Sul, Campanha, Centro, Oeste, Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 70 mm.
Atenção para chuvas fortes! A Defesa Civil orienta: feche bem as janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche bem o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança. Consulte os Planos de Contingência da Defesa Civil local. Em caso de emergência ligue 190 ou 193.