ÁREAS COM RISCO HIDROLÓGICO
Publicação:

A condição hidrológica atual é de níveis elevados e com tendência variando de estabilidade para lenta elevação nas bacias da região metropolitana, e com as águas do Guaíba seguindo em lento escoamento para a Laguna dos Patos. Ainda seguem elevados os níveis dos rios Caí, Jacuí, rio dos Sinos e Gravataí. A situação ainda é crítica na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos, que registra níveis acima das cotas de inundação.
Em função da previsão que indica chuvas sobre o estado entre os dias 27 e 28 de maio, indica-se a condição de ALERTA para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresenta elevada intensidade, para as regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.
Devido aos volumes acumulados para a região sul, litoral, costa doce e região metropolitana, conforme as áreas de risco sinalizadas em laranja no mapa, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, inicialmente com o extravasamento da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresenta elevada intensidade, e em seguida a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação. Sendo assim, é indicada a condição de risco para INUNDAÇÃO para as bacias Taquari-Antas (parte alta da bacia), Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Guaíba, Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Mampituba, Tramandaí, e Litoral Médio.
Devido ao cenário extremo que ocorreu na Região Hidrográfica do Guaíba, que segue escoando para a Laguna dos Patos e afetando a costa doce, espera-se a manutenção de níveis elevados na Laguna, com a tendência de uma nova elevação significativa durante o período do aviso. Desta forma, indica-se a condição de INUNDAÇÃO SEVERA para as regiões destacadas em vermelho no mapa.
Se você mora em áreas ribeirinhas ou próximo de locais com histórico de alagamento, procure um local seguro para permanecer. Consulte informações específicas sobre a sua cidade junto à Defesa Civil do seu município.
Avisos e Alertas
- fundo da imagem tem um degradê amarelo e laranja, indicando calor intenso. título, em letras grandes e brancas com contorno cinza, diz: "ÁREAS COM AUMENTO DE TEMPERATURA". Abaixo, há um mapa do Rio Grande do Sul, dividido em regiões numeradas e coloridas de acordo com o nível de alerta: Amarelo (Atenção): Abrange a maior parte do estado, indicando um aumento significativo de temperatura. Verde (Normal): Corresponde à faixa leste do estado, incluindo parte do litoral, onde o calor não será tão intenso. As cores laranja (Alerta), vermelho (Severo) e roxo (Extremo) aparecem na legenda ao lado, mas não são utilizadas no mapa. Outros elementos: No canto inferior esquerdo, há um bloco cinza com a palavra "Vigência" e a data "22/2 a 26/2" em branco sobre fundo preto. No canto inferior direito, há os logotipos da Defesa Civil (Casa Militar RS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
- Cuidados Importantes em Dias Quentes:
- Cuidados durante avisos e alertas
- Cuidados importantes