Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ÁREAS COM RISCO HIDROLÓGICO

Publicação:

Uma imagem do mapa do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, destacando áreas com risco hidrológico. O mapa está dividido em regiões com diferentes níveis de risco representados por cores:

Laranja (alerta) – cobre a maior parte do estado.
Amarelo (atenção) – presente em áreas ao norte e no litoral.
O fundo da imagem é branco. No topo, há um título em letras grandes e amarelas com contorno laranja: "ÁREAS COM RISCO HIDROLÓGICO".

No lado direito, há uma legenda de cores indicando os níveis de risco, da menor para a maior gravidade

Na parte inferior, há um aviso de vigência com fundo bege e letras pretas, informando o período do alerta: "Vigência: 16/02 a 17/02".

No rodapé da imagem, há dois logotipos: um da Casa Militar Defesa Civil do Rio Grande do Sul e outro do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Mensagem principal da imagem:
O estado do Rio Grande do Sul está em alerta hidrológico entre os dias 16 e 17 de fevereiro. Há risco de enchentes, alagamentos e elevação do nível dos rios em várias regiões. A população deve acompanhar as informações da Defesa Civil.
AVISO

A Sala de Situação atualiza a condição atual e previsão hidrológica para os dias 16 a 17 de fevereiro:

A condição hidrológica atual apresenta níveis entre os limiares de normalidade e baixos em todo o estado, com tendências variando entre estabilidade e declínio.
Diante desse cenário, embora haja uma breve recuperação da baixa disponibilidade hídrica devido às últimas chuvas, é indicada a condição de ATENÇÃO para as cidades em amarelo no mapa hidrológico do estado. Nessa condição, há risco de cheias em arroios, córregos e pequenos rios (que não possuem monitoramento), além de possíveis alagamentos em áreas suscetíveis.
Devido aos elevados acumulados previstos, com chuvas de alta intensidade (grande volume em curto período), é indicada a condição de ALERTA para as cidades em laranja no mapa hidrológico. Essa condição contempla os riscos mencionados anteriormente, incluindo respostas rápidas em corpos hídricos menores, além da elevação gradual dos rios principais e transtornos causados por alagamentos em áreas urbanas.

Avisos e Alertas

Defesa Civil do Rio Grande do Sul