Casa Militar - Proteção e Defesa Civil do RS participa de Exercício Binacional “Integração”
Publicação:

Nesta segunda-feira (27), em Porto Alegre, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/PA), a Casa Militar - Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul participou do primeiro dia do Exercício Binacional “Integração” (EBI), de caráter Conjunto-Combinado entre o Brasil e Argentina.
O objetivo da atividade é simular situações de desastres naturais ou tecnológicos que requeiram a atuação de diversos órgãos, estabelecendo as coordenações necessárias das Forças Armadas com os demais órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal e instituições governamentais e não governamentais, integrantes do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), que tenham papel relevante no socorro às vítimas.
O exercício simulado trata-se de uma iniciativa do Ministério da Defesa, juntamente à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), órgão central do SINPDEC, subordinada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e conta ainda com a participação de diversos órgãos, como o Ministério da Saúde, Portos RS, Defesas Civis Estaduais e municipais de diversas regiões do Brasil, como os estados de Rondônia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Durante a manhã foi realizada a abertura do evento, que contou a presença do chefe da Casa Militar – Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira. Ele destacou que "os desastres desconhecem as fronteiras políticas e geográficas, desta forma, é de extrema relevância experienciarmos essa troca de informações, fluxos de trabalho e conhecimento com instituições que poderão atuar nesses contextos, especialmente nos estados e países vizinhos, qualificando e preparando todos para uma resposta adequada à sociedade em caso de uma necessidade real”.

Na sequência, o subchefe da Casa Militar - Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira dissertou sobre a dinâmica do trabalho realizado em campo, principalmente em desastres de grande magnitude, que precisam de maior atenção e agilidade, e a importância do trabalho das coordenadorias regionais de Defesa Civil no apoio imediato aos municípios que precisam de auxílio. Também ressaltou a relevância dos alertas meteorológicos e que a população deve sempre acreditar nas informações enviadas, pois servem como prevenção e podem diminuir os impactos causados pelos eventos adversos.
O exercício de mesa ocorre até a próxima sexta-feira, 1º de dezembro, e possui em sua programação várias situações-problema para serem solucionadas pelas equipes dos órgãos participantes.
Notícias
- mesa de reunião com 4 homens e 1 mulher
- Representantes da Defesa Civil de 23 entes federativos posam para a foto na frente do Centro Cultural dos Povos
- Representante da Defesa Civil à frente do computador enquanto acessa o site da Defesa Civil em página com o título transferência de recursos aos municípios fundo a fundo
- Começa o monitoramento meteorológico por meio de dados de radar contratado pelo Governo do RS