Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema de Comando de Incidentes acompanhou a primeira etapa das detonações controladas na barragem Passo do Meio

Publicação:

SCI acompanha as ações de detonações controladas
SCI acompanha as ações de detonações controladas - Foto: Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba / Ascom Defesa Civil

A primeira etapa das detonações controladas na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, foi realizada com sucesso na tarde de sábado (08/08). A empresa Energética Campos de Cima da Serra Ltda responsável pelo empreendimento, iniciou a abertura de uma das adufas (comportas) laterais da avançando 2,5 metros no concreto. 

Por meio do Sistema de Comando de Incidentes instalado em Bento Gonçalves, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar realizou uma nova varredura das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo garantir a segurança da população durante as detonações. A operação que iniciou durante a madrugada de sábado (8) mobilizou cerca de 40 militares. No início da tarde, a empresa iniciou a ações de detonação controladas com uso de explosivos após a confirmação por parte dos órgão de segurança pública da conclusão da varredura das áreas consideradas zona de impacto direto (ZID).

O trabalho de abertura das comportas laterais da barragem continua sendo realizado pela empresa, porém ainda sem prazo definido para conclusão. Os proprietários das edificações devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.

A segunda etapa de abertura da primeira adufa está prevista para ocorrer entre às 18h de segunda-feira (10/08) e às 6h de terça-feira (11/08). Uma terceira fase para abertura da comporta será realizada de forma manual. A estimativa é de que a comporta da primeira adufa esteja aberta até o dia 12 de agosto. O processo vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das duas percolações identificadas.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul