Defesa Civil RS acompanha mais uma edição do simulado de evacuação de barragem em Butiá

Defesa Civil RS acompanha mais uma edição do Simulado de evacuação de barragem em Butiá - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

A Defesa Civil Estadual, através da coordenadoria regional Metropolitana, participou na manhã desta quinta-feira (17), de mais uma edição do simulado de evacuação de área em caso de rompimento de barragem na Bacia de Finos na unidade Mina do Recreio, em Butiá.

O exercício de simulação baseia-se no acionamento das sirenes de emergência, os colaboradores e terceiros que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS) devem ir até os pontos de encontro e apresentar-se ao supervisor que realiza a contagem e cronometragem do tempo de deslocamento. O simulado acontece anualmente e é ministrado pela Copelmi Mineração Ltda.

O coordenador regional de Defesa Civil, tenente-coronel Adriano Zanini, destacou a importância do simulado como uma ação de prevenção. “É importante que pautas como essas sejam trabalhadas de maneira preventiva para que situações de emergência tenham o menor impacto possível”.

“Os simulados que acontecem todo ano na mineradora Copelmi são extremamente importantes para realizar um trabalho integrado e eficiente junto aos órgãos que possam ser acionados em ocorrências reais”, ressaltou o coordenador da PAEBM, João Francisco Linck Feijó.

Todos os participantes receberam equipamentos de proteção individual e seguiram todos os protocolos de prevenção e distanciamento social referente à pandemia.

Estiveram presentes no simulado representantes da Defesa Civil do RS, Defesa Civil municipal de Butiá, Vigilância Sanitária de Butiá, Copelmi Mineração Ltda, Fagundes, On Line, Tazay, Metalúrgica Aparecida, SC Elétrica e NC construções.