Defesa Civil ressalta a importância da prevenção de queimadas em período de estiagem

Homens tentam apagar fogo na mata
Queimada no município do RS - Foto: Divulgação CBMRS
Por Gabriela Figueiredo

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está em alerta para o aumento de ocorrências envolvendo focos de incêndios que podem ser ocasionados diretamente pelo período de estiagem que atinge o Estado. A condição climática com temperaturas mais altas e com baixo volume de chuvas contribui diretamente para o ressecamento do solo e da vegetação, deixando mais propícia a ocorrência de incêndios em vegetação decorrentes de queimadas.

A Defesa Civil do Estado vem tratando deste assunto de modo mais detalhado para auxiliar as prefeituras municipais e a população, a qual tem relevante papel na prevenção de queimadas nesta época do ano. De acordo com o Chefe de Assessoria de Operações e Defesa Civil do CBMRS, major Isandré Antunes, “boa parte das ocorrências de incêndio em matas se dão devido ao comportamento das pessoas”.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de jamais usar o fogo como agente de limpeza em qualquer que seja o local como, por exemplo, para renovar a pastagem. Além de não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, próximos a lugares com área de vegetação. “Esse tipo de material deve ser destinado para o local certo”, destacou o major Antunes.

O subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Rodrigo Dutra, manifesta que a absoluta maioria dos casos de queimadas que se tornam incêndios em vegetação decorre de ação humana, muitas vezes em locais de difícil acesso, o que ocasiona impossibilidade de resposta por parte dos serviços de emergência. "Dessa forma, além de cometerem uma ação criminosa, ao colocar fogo para a limpeza do campo, o indivíduo coloca a si e a seus vizinhos em risco potencial real, eis que, em muitos casos, não é possível controlar o incêndio antes que provoque severos danos humanos e ambientais", pontua o coronel Rodrigo.

A Defesa Civil do Estado reforça a importância de seguir as dicas de prevenção para evitar o aumento de queimadas no Estado, protegendo a população, a flora e a fauna das diferentes regiões do Estado. Um podcast com informações do Corpo de Bombeiros e dicas de prevenção a queimadas já está disponível no site da Defesa Civil do RS.