Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil realiza visitas técnicas em barragens interditadas no RS

Publicação:

Dois homens ao lado de uma barragem conversando.
Equipe da Defesa Civil do Estado realiza visitas técnicas em barragens interditadas. - Foto: Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba

Uma equipe da Defesa Civil realizou visitas técnicas em duas barragens interditadas no Estado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Na última semana, o órgão interditou no país 56 barragens com problemas de estabilidade, entre as quais uma pertencente à Companhia Brasileira de Cobre (CBC), em Caçapava do Sul, e outra da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Minas do Leão. Essas duas não tinham a Declaração de Controle de Estabilidade (DCE).

Nesta quarta-feira (10/4), o responsável pela 1ª Coordenadoria de Defesa Civil, major Rinaldo Castro, realizou uma visita à barragem de Minas do Camaquã, no interior de Caçapava do Sul. Acompanhado por técnicos da prefeitura e da CBC, constatou que não há risco de inundação em caso de colapso na estrutura.

A comunidade, onde cerca de 500 pessoas residem próximos à barragem, está acima no nível da água. O diretor-presidente da CBC, Paulo Régis Monego Júnior, se comprometeu a encaminhar a documentação que atesta a estabilidade estrutural da barragem.

Na sexta-feira passada (5/4), o responsável pela 1ª Coordenadoria de Defesa Civil, major Vanderlan Frank Carvalho, entregou um ofício à prefeitura de Minas do Leão solicitando o laudo de estabilidade estrutural da barragem Bacia de Finos. De forma preventiva, a Defesa Civil monitora e acompanha a situação das barragens no Estado.

Defesa Civil do Rio Grande do Sul